• Carol Ribeiro

Santiago de metrô: Cerro San Cristobal + Pátio Bella Vista

Mais um capítulo do nosso tour por Santiago do CHILE - passeios utilizando o metrô. Quem chegou agora confere o outro post sobre Passeios no Centro de Santiago, Cerro Santa Lucia e Onde Comer em Santiago.


ESTAÇÃO: BAQUEDANO


Bem próximo dessa estação, existem muitos lugares bacanas. Destaco hoje o Cerro San Cristobal e o Pátio Bella Vista.


Ele é muito diferente do Cerro Santa Lucia; com conceitos bem distintos. Santa Lucia é rústico e histórico, mesclando cidade e natureza numa mistura intensa e incrível. San Cristobal é mais religioso, é mais alto e a natureza é diferente. Ele não permite um contato tão próximo com a cidade. Enfim, vale muito a pena visitar os dois Cerros porque são belezas completamente diferentes.

Vista do Cerro San Cristobal
Serro avistado pela varanda do apartamento que aluguei

O San Cristobal é um dos pontos mais altos de Santiago (880 metros) e abriga, no topo, a imagem da Virgen de la Inmaculada Concepción. Muito visitada por turistas, locais e até a turma da bicicleta que lota o lugar nos finais de semana para fazer trilha até o topo.


No topo foi celebrada uma missa, em 1987, pelo papa João Paulo II, em sua única visita ao Chile.


Para chegar até o alto você tem duas alternativas: subir por teleférico ou funicular. Alguns arriscam subir a pé (existem trilhas para isso), mas vendo a altura, eu nem considerei essa hipótese. Optamos pelo funicular, pois era bem diferentão!


DETALHE: O teleférico não funciona nas segundas-feiras. Se você optar por voltar nele, vai sair na rua Pedro de Valdívia (um pouco distante da estação de metrô), vai ter q caminhar em torno de 1,2 quilômetros para chegar à Estação.


À umas três quadras do metrô, fica a praça que dá acesso ao Serro pelo funicular. É preciso comprar um ticket dentro desse "castelo". Já viu algo mais charmoso que isso? Você pode comprar ida e volta ou só ida e lá em cima decidir se desce a pé, volta no funicular ou pelo teleférico - que te deixa do outro lado do Serro. Nós optamos por fazer o trajeto de ida e volta pelo funicular.

Na fila do embarque, já temos uma visão dos trilhos e bate aquele friozinho na barriga. A subida é íngrime, bem comprida, mas vai devagarzinho. É um passeio muito legal e a vista é maravilhosa!


Durante a subida, tem uma parada que dá acesso à um zoológico, mas TODAS as pessoas que conversamos disseram que não tinha nada demais. Subimos direto e chegando ao topo, e temos uma vista MA-RA-VI-LHO-SA de Santiago!


Um frio de meu Deus, mas uma visão incrível da cidade que compensa qualquer ventania nas orelhas (e o nariz de cachorro)! 



Vista do Cerro San Cristobal - Santiago - Chile


Mirante Cerro San Cristobal - Santiago - Chile

Feira e lanchonetes Cerro San Cristobal - Santiago - Chile

Nessa área existem muitas barraquinhas. Os presentes, adornos e lembrancinhas daqui estavam mais caros do que no Mercado Central, mas a empanada no Cerro é maravilhosa. Vale a pena fazer um lanche.


Desse ponto em diante é só por escadas mesmo. Andamos muito nessa viagem, mas voltamos com as pernas durinhas - melhor que academia!


Caminhos das Sete Cruzes - Cerro San Cristobal - Santiago - Chile

Subindo pelo caminho das sete cruzes (que tem uma vista maravilhosa da cidade), se chega ao pátio da Igreja da Imaculada Conceição, construída em 1931. O interior possui imagens em relevo nas paredes, contando passagens da vida de Jesus. 


A construção é rústica, simples, mas traz uma paz imensa. É linda e dá vontade de ficar um tempão admirando e meditando, mas como nosso tempo é curto e tem muita coisa para ver, não deu para ficar tanto quanto eu gostaria.

Igreja Imaculada Conceição - Cerro San Cristobal - Santiago - Chile

Depois de mais um tiquinho de subida, chegamos ao ponto mais alto! Uma jardim com diversas espécies de flores, bancos e esculturas. No topo, uma estátua da Virgem Imaculada Conceição que tem 22 metros de altura. Abaixo dela, uma linda capela com as paredes decoradas. 


O interior é redondo e para conseguir mostrar tudo, seria preciso fazer uma filmagem em 360º. Como haviam muitas pessoas em oração e meditação, por respeito não fiquei tirando fotos o tempo todo.

Virgem Imaculada Conceição - Cerro San Cristobal - Santiago - Chile



Estátua da Virgem Imaculada Conceição - Cerro San Cristobal - Santiago - Chile
Estátua da Virgem Imaculada Conceição - Cerro San Cristobal - Santiago - Chile

Interior Capela Imaculada Conceição - Cerro San Cristobal - Santiago - Chile

Subimos direita para chegar à Capela, passeamos nesse espaço e descendo à esquerda, mais surpresas. A imagem do Papa João Paulo II, a Crucificação (e algumas sepulturas de gaveta - isso achei meio sinistro isso).


Voltamos pelo funicular para aproveitar o Bairro e conhecer o Pátio BellaVista. Você pode optar por descer de teleférico, mas fique ligado nas informações do começo do post. Enquanto esperávamos o funicular para a descida, soltei minha criança interior...


PÁTIO BELLAVISTA


Próxima parada PÁTIO BELLAVISTA.


Um quarteirão inteiro, 7 entradas e acesso pelas 4 ruas no entorno, completamente tomado por barzinhos e restaurantes muito charmosos; chega a ser difícil escolher um. Se eu ficasse um mês inteiro em Santiago, comendo todos os dias ali, acho que não conseguiria conhecer todos os restaurantes disponíveis - são mais de 90 estabelecimentos.


Além de toda a comida boa, com culinária local e internacional, você encontra artesanato e muita variedade de roupas, decoração, acessórios, presentes, doces e afins... Cultura e gastronomia variada num só lugar: não tem como não amar!



Patio BellaVista - Santiago - Chile
Lá no fundinho da foto, você vê o topo do Cerro San Cristobal


Patio BellaVista - Santiago - Chile

Patio BellaVista - Santiago - Chile

No Pátio BellaVista você vai encontrar tanto turistas quanto moradores, que aproveitam o intervalo do almoço para curtir os bares, a culinária maravilhosa e a música ao vivo.


Não se empolgue demais, porque o preços não são muito populares, mas ainda assim vale conhecer. Além do movimento normal, já foi usado para duas Bienais de Arte. Por ser um famoso ponto de encontro, o Patio Bellavista geralmente fica cheio nas noites de sexta, sábado, domingo e feriados. Veja a lista dos restaurantes AQUI.


Se quiser saber mais sobre preços para comer em Santiago, confira no post Onde comer em Santiago.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo