Um pedacinho de paraíso - ITATIAIA
top of page
  • Foto do escritorCarol Ribeiro

Um pedacinho de paraíso - ITATIAIA

Atualizado: 16 de jan. de 2020

A vida anda tão corrida, a pressão do dia-a-dia é tanta que a gente esqueceu um pouco da essência da vida.


Localizado a aproximadamente 100km da capital mineira, Itatiaia é distrito de Ouro Branco. Tem como marco principal, a Igreja de Santo Antônio, que foi erguida ainda no século 18, em estilo barroco e é considerada um dos mais antigos templos de Minas Gerais.

Igreja de Santo Antônio - Itatiaia MG

É nítido que esse povoado ainda conserva a simplicidade típica do interior de Minas, mesmo com o número de visitantes crescendo a cada dia. Pessoas em busca de tranquilidade, têm encontrado em Itatiaia o lugar ideal para descanso, ecorturismo, ar puro e a boa comida mineira.


A partir de vários pontos da vila se pode avistar, em meio à serra, a queda d'água que deu nome ao local. Com 70 metros de altura, a Cachoeira de Itatiaia forma piscinas naturais de beleza exuberante. Não visitamos nessa ida, mas com certeza iremos conhecer na próxima!


Itatiaia é lugar feito pra descanso e não pra farra. Existe poucas, mas ótimas opções de restaurantes. A cervejaria Estrada da Corte é um desses excelentes lugares. Comida boa, chopp gelado e gente feliz. Precisa mais?

Cervejaria Estrada da Corte - Itatiaia MG

Cervejaria Estrada da Corte - Itatiaia MG

Cervejaria Estrada da Corte - Itatiaia MG

Cervejaria Estrada da Corte, Gisele e Júnior - Itatiaia MG

Estrada da Corte oferece diversos tipos de cerveja. Quem nos atendeu foi o Júnior, acompanhado da mestre cervejeira Gisele. Orgulho demais das mulheres mandando ver!


Os dois foram espetaculares. Nos atenderam super bem, explicaram sobre as cervejas e a história da marca.


Com uma excelente produção de Pilsen, Pale Ale, Stout, Ipa e mais alguma marca convidada para você conhecer! Bacana demais né?


A casa oferece shows ao vivo. Pra saber a programação, siga nas redes sociais; assim você pode planejar o final de semana perfeito!


Outra boa opção para as noites em Itatiaia é a Choperia Premium que fica bem pertinho da igreja, a melhor playlist de viagem acompanhada de cerveja bem gelada, sucos, vinho, porções e um sanduíche artesanal muito bom!

Pra quem gosta de arte e fotografia, Itatiaia é um prato cheio também. Em 2014 a arte do grafite invadiu Itatiaia, através do projeto quartoamado.


Diversas fachadas de casas antigas foram pintadas, por vários artistas. O resultado pode ser apreciado por toda a vila; basta olhar ao redor e curtir as obras de arte a céu aberto, contrastando a arquitetura simples e rústica de Minas Gerais com desenhos contemporâneos.

Projeto quartoamado Itatiaia - MG

casa colorida projeto quartoamado Itatiaia - MG

casa colorida projeto quartoamado Itatiaia - MG

Todas as casas de Itatiaia são bem cuidadas. Mesmo as que não tiveram a pintura em grafite, estão adornadas com flores na entrada e portais coloridos. É lindo de ver a simplicidade e o zelo com cada detalhe.

casinhas Itatiaia - MG

Itatiaia é daqueles lugares que a gente resgata a conexão com nosso interior. Bom mesmo é bater papo com os moradores, ouvir sobre as histórias da vila e contar uns causos...

Se quiser conhecer Itatiaia, a Pousada Villa Real é uma ótima opção. Está disponível pelo site Air BNB e coloquei o telefone de contato no final do vídeo, aqui embaixo do post.


Agradeço à Jéssica que nos recebeu super bem e sua mãe, dona Rita que faz simplesmente o melhor pão de queijo que eu já comi na minha vida... Me senti em casa e quero muito voltar!


Itatiaia é cheiro de mato, pé no chão, sorrisos sinceros, gente de bem, comida boa, sossego e paz. Como não podemos perder o costume, veja o vídeo de alguns momentos nesse paraíso.


96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page