A Vesperata de Diamantina
top of page
  • Foto do escritorCarol Ribeiro

A Vesperata de Diamantina

Atualizado: 24 de ago. de 2019

Em 2016 a Vesperata foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Veja detalhes e curiosidades sobre o evento.

Dando sequência ao nosso passeio por Diamantina - quem não viu a primeira parte clica AQUI - chegou a vez da Vesperata.


A Vesperata é uma apresentação pública, na qual os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões e são regidos por um maestro que se posiciona em um pequeno palco, no meio da rua. O concerto acontece no centro de Diamantina, na Rua da Quitanda.


O nome VESPERATA tem origem no século XIX e as práticas musicais da cidade da época. Explicando melhor: no período das vésperas (parte da Liturgia das Horas - quando os cristãos eram chamados a santificar o seu dia), músicos tocavam seus instrumentos nas sacadas dos casarões antigos para encantar e impressionar os pedestres na rua.

Músicos nas sacadas - Vesperata Diamantina MG

Maestro regente - Vesperata Diamantina MG

Músicos nas sacadas - Vesperata Diamantina MG

Atualmente (2018), dois maestros revezam a regência da orquestra: um Civil e outro Militar, acompanhados da banda do 3° Batalhão da Polícia Militar e a Banda Sinfônica Mirim.


Cada show reúne centenas de pessoas e você tem a opção de assistir de pé mesmo ou reservar uma mesa através da empresa Minhas Gerais assim você fica mais confortável para aproveitar o show, tomar um bom vinho e espantar o frio com os deliciosos caldos e porções dos restaurantes ao longo da rua.



O evento acontece há muitos anos. Pesquisando maiores detalhes, descobri que a partir de 1990 os shows passaram a acontecer de forma mais estruturada, que gradativamente ganhou fama e popularidade.

O calendário é mutável, por isso é bom conferir antes de pegar a estrada. A programação para 2019 é a seguinte:

  • 06 e 27 de Abril

  • 04 e 18 de Maio

  • 01, 22 e 29 de Junho

  • 13 e 20 de Julho

  • 03, 17 e 31 de Agosto

  • 14 e 28 de Setembro

  • 05 e 19 de Outubro

Se você já se animou, aqui vão algumas dicas extras:

  • Use sapatos confortáveis: Diamantina é uma cidade do século XVIII, situada em região de montanha e apresenta muitas ladeiras, ruas íngrimes e de pedras pontiagudas.

  • Leve agasalhos: Durante a temporada da Vesperata (de Abril a Outubro), as temperaturas ficam na casa dos 10° a 18° durante a noite. Durante o dia pode esquentar, então é bom ter um shortinho também!

  • Não esqueça o carregador de celular: As paisagens são maravilhosas, você vai querer tirar muitas fotos e não há celular que resista!

  • Se for fora do inverno, leve roupa de banho: O parque Biri-biri (que também é tema de POST no blog) tem cachoeiras maravilhosas.

Por mais que eu explique, é difícil definir como o evento é agradável. O repertório é excelente, os músicos e maestros são simpáticos, o pessoal dos restaurantes é gentil e bem humorado (um obrigada especial ao garçons do Butiquim da Quitanda que nos atenderam super bem), a comida é boa, o público participaso show e a energia é maravilhosa...


Veja também: Conhecendo Diamantina


Para você ter o gostinho do evento, veja trechos do show, só pra te dar mais vontade de ir. Caso queira mais informações sobre o evento, procure o pessoal da Agência MINHAS GERAIS que cuida da venda de mesas e esclarecem todas as dúvidas com muita simpatia e atenção.

Se você gostou desse post, veja também:

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page