• Carol Ribeiro

Vila Velha - ES - roteiro para um dia

Atualizado: 17 de Mai de 2019

O que fazer se você tiver UM DIA para passear em Vila Velha


Apesar de morar em Minas Gerais e ser apaixonada por essas montanhas e a natureza - que não se compara à lugar nenhum - eu tenho um pézinho no Espírito Santo. Se alguém me fizesse escolher entre os dois estados, seria pura crueldade e eu não seria capaz de definir. Não se espante com a mistura de fotos - juntei alguns episódios de viagens em épocas diferentes para montar esse roteiro.

Se você estiver nos arredores de Vila Velha e resolver passar um dia por lá, sugiro conhecer o Convento da Penha, fazer uma visita à Fábrica de Chocolates Garoto, escolher uma das delícias na Ilha do Caranguejo e caminhar pela orla da Praia da Costa.


CONVENTO DA PENHA

Pela manhã, sugiro uma visita ao Convento da Penha. Já fiz um POST INTEIRO SOBRE O CONVENTO AQUI com vídeo e reforço a indicação. A vista é maravilhosa e independente da religião, vale a pena conhecer pelo contexto histórico do lugar.

Você não paga pela visita, tem a opção de subir de carro ou a pé (que é bem puxado e só vale pra quem tá acostumado com trilha pesada ou vai pagar alguma penitência). O local possui estrutura bem montada com lanchonete, banheiro, loja de artigos religiosos e funcionários que pode lhe ajudar ou esclarecer dúvidas.


FÁBRICA DE CHOCOLATES GAROTO


Uma das melhores coisas pra quem está em Vila Velha e gosta de chocolate é poder visitar a fábrica da GAROTO. Você precisa saber que as visitas são agendadas e pagas (mas vale a pena). Os dias e horários estão disponíveis no site.

Aqui vão algumas dicas importantes - está tudo no regulamento de visitas do site, mas nem todo mundo lê. Eu vi várias pessoas sendo barradas, na entrada da visita, pelos motivos abaixo:

  • NÃO ESQUEÇA SEU DOCUMENTO: precisa apresentar na bilheteria, sem documento não entra.

  • VÁ DE CALÇA COMPRIDA E BLUSA DE MANGA: Não entra com blusa de alcinha nem de roupa curta, por questão de higiene e vigilância sanitária. Lá dentro você ainda recebe um jaleco, toca, fones de ouvido e velcros para prender na barra da calça evitando que qualquer pêlo (nem mesmo um cabelinho de braço) se desprenda do seu corpo e vá parar no ambiente.

  • NÃO USE SAPATO ABERTO, NEM COM SALTO ALTO: Também pode ser barrado por isso. Então não vá de chinelo e nem com os dedos arreganhados numa sandália parecendo uma dentadura.

Resumindo, o negócio é ir de tênis, calça jeans e uma blusa básica de manguinha. Simples assim! A única parte triste é que dentro da fábrica é proibido tirar foto ou filmar. Bolsa, celular, brincos, relógio e qualquer outra coisa que você tiver usando de acessórios ficará trancado num armário e você só carrega a chave dele e nada mais. Só consegui fazer um vídeo filmando em pequenos trechos quase no fim da visita: na sala onde ficam as amostras de Cacau e na loja.



A parte boa é que depois de conhecer a fábrica, uma parte da linha de produção, ver as esteiras de perto, conhecer a história da empresa e sentir cheiro de chocolate o tempo todo, chegamos à SALA DA DEGUSTAÇÃO. Lá estão disponíveis todos os bombons da caixa amarela e você pode comer à vontade, quantos bombons conseguir, só não vale levar (claro)!


Acredite: o bombom que você come lá dentro é diferente do que compra no supermercado. Não sei se é o cheiro que interfere no nosso paladar ou se é porque o bombom está novinho, fresquinho, praticamente saindo do "forno", mas a verdade é que o sabor é infinitamente melhor!!!

Já no final da visita, você chega à loja que possui muitos itens personalizados: cofres no formato de chocolate, latinhas cheias de bombons, kits variados, toalhas de praia, baús cheios de bombons e para quem tem um preferido da caixa, eles são vendidos separadamente e você comprar vários do seu sabor predileto.


ILHA DO CARANGUEJO - BOULEVARD SHOPPING


Outro lugar bacana para conhecer em Vila Velha é a ILHA DO CARANGUEJO que fica no Shopping Boulevard, na Rodovia do Sol. Apesar de estar dentro do shopping, ele tem uma área enorme, estilo varanda, com toda a decoração temática em estilo quiosque de praia e quando você entra tem a completa sensação de estar em outro lugar. A decoração é rústica e muito good vibes.





O cardápio é TODO interessante e bem servido (sem miséria), fica difícil escolher o que comer, pois tudo é atrativo. A opção do dia foi esse prato maravilindo chamado CAMARÃO INTERNACIONAL que leva camarões ao creme, com queijo e purê de batata. Serviu 3 pessoas com fartura e ainda sobrou um pouquinho! Super recomendo...

Obs: Se for seu aniversário, eles oferecem algumas cortesias!


PRAIA DA COSTA

E para descansar depois de tanta andança e comilança, não podemos deixar de incluir uma praia nesse roteiro. Eu recomendo a Praia da Costa, que tem uma faixa de areia extensa e uma boa estrutura: com ciclovia, quiosques, restaurantes, área para prática de esportes, gente bonita e comida boa.


Ricardo Júnior - Guia Viagens Brasil

As águas são um pouco agitadas, mas pra quem gosta de curtir praia apreciando um petisco e uma boa cerveja com vista para o mar, esse é o lugar!


E aí, me conta! Você tem algum roteiro preferido em Vila Velha? Eu sempre gosto de conhecer lugares. Se tiver alguma dica, comente aqui. Vou adorar conhecer lugares novos por lá!

0 visualização