quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Dica de passeio: Santuário da Penha - ES

Hoje vou mostrar um pouco desse lugar que eu sempre gosto de visitar e nunca me canso. 

O Santuário da Penha, fica em Vila Velha, no Espírito Santo. É um lugar lindo, cheio de energia boa, com uma vista maravilhosa e muita história pra contar. Já perdi a conta de quantas vezes eu visitei o Santuário e a cada nova visita eu me apego mais a algum detalhe, algum cantinho e um pouco da história.



HISTÓRIA

O Santuário da Penha (ou Convento da Penha, como também é conhecido) teve o início da sua história em 1558, quando o Frei Pedro Palácios chegou ao Brasil, vindo da Espanha.

No início, ele se instalou numa gruta, ao pé do morro - onde atualmente existe uma placa indicando a localização - e fazia suas orações junto à um painel de Nossa Senhora das Alegrias.

Conta-se que este painel, por vezes, desapareceu e foi encontrado no alto do morro, entre duas palmeiras. Depois de várias repetições desse fato, Frei Pedro decidiu que deveria construir uma edificação religiosa, no local onde o painel aparecia. Essa gravura pode ser vista atualmente no interior do Santuário.

ESTRUTURA

Além de promover a terceira maior festa católica do país em número de fiéis; o Convento da Penha é o segundo santuário mariano que mais recebe romeiros durante o ano no Brasil, com mais de 2,5 milhões de pessoas/ano.

O Santuário fica à 154 metros de altitude, é tombado pelo patrimônio histórico e cultural e conta com ótima estrutura para visitação: com estacionamento, lanchonete e loja. Mais informações no site.



            
Para mostrar melhor a beleza desse lugar (e para não perder o costume), fiz um vídeo com alguns momentos desse passeio. Espero que consigam captar um pouco de tudo que eu vi e senti. Recomendo muito esse passeio. Se estiver nas proximidades de Vila Velha, vale a pena separar uma tarde e conhecer o Santuário.

Atualizações do Instagram

Topo