Salada pode ser a melhor comida
top of page

Salada pode ser a melhor comida

Atualizado: 24 de ago. de 2019


Quando você resolve que melhorar a alimentação vai deixar de ser promessa de Ano Novo e vai virar realidade é o primeiro passo para uma vida melhor. No começo a fome aperta, mas com um pouco de esforço e vontade é possível manter o ritmo e depois de um tempo o organismo começa a assimilar as mudanças e reagir de forma diferente.


Não tem fórmula mágica. Funciona assim: tem dias que a gente está mais inspirado, outros com preguiça; tem dias que a gente se empolga e compra ingredientes frescos, outros a gente cata o que tiver na geladeira. O legal é que essa mudança vai reverter em saúde, bem estar, disposição, redução no risco de doenças e de quebra um corpo mais preparado para o futuro e, porque não dizer, mais bonito também!

O estômago é um músculo, que funciona como uma sanfona; aumentando e se contraindo. Ele pode aumentar até 40 vezes o seu tamanho.

No post anterior, falamos sobre a iniciativa de mudar a alimentação, as cores e os temperos para sua salada ficar digna de passar no programa da Ana Maria Braga. Agora trago verdades: uma lista de opções e combinações pra você ver que não é um bicho de 7 cabeças. Bóra, ser saudável!

PRATO 01


Alface crespa verde e roxa

Tomate picado

Queijo do serro em cubinhos

Repolho branco cortado em tiras

Pepino japonês

Carne de panela


DICA: use a carne que preferir. O pepino japonês é o mais saboroso, com gosto menos forte e tem boa durabilidade na geladeira.





PRATO 02


Arroz integra

Carne moída

Alface

Tomate

Cenoura crua ralada

Tomate


DICA: a carne moída congelada pronta, não perde sabor. Congele em porções individuais, para que consiga fazer o descongelamento rápido, pelo microondas nos dias que estiver sem tempo.




PRATO 03


Alface

Tomate cereja

Cenoura ralada

Kani-kama


DICA: o Kani-kama é encontrado em supermercado, hortifruti ou peixarias: nos sabores de camarão, caranguejo e peixe. Parece um talo, você guarda congelado mas ele descongela em minutos (só de cortar os talinhos ele vai descongelando). Pra quem gosta de frutos do mar, é uma boa pedida.




PRATO 04


Alface

Tomate cereja

Couve-flor cozida

Camarão salteado

Broto de feijão cru (tem gente que gosta de passar na frigideira com azeite)


DICA: o broto de feijão tem pouca durabilidade. Verifique a data de validade, compre fresco. Se estiver com aspecto molhado e com as pontinhas escuras, já está velho e vai estragar rápido. Lave somente na hora de comer.



PRATO 05


Alface

Tomate cereja

Repolho roxo cru

Cenoura ralada

Couve

Kani-kama

Grão de bico cozido

Granola salgada







PRATO 06


Alface crespa verde e roxa

Tomate cereja

Arroz integral

Granola salgada

Salmão defumado em lata


OBS: Embora eu não seja muito adepta dos enlatados, DE VEZ EM QUANDO, vai um atum ou salmão em lata. O importante é manter o foco e não se entupir de conservantes o tempo todo.





PRATO 07


Alface crespa

Tomate picado

Vagem de ervilha

Beterraba

Cenoura

Repolho

Carne de panela








PRATO 08


Alface lisa

Tomate picado

Repolho

Pepino japonês

Carne de panela

Ovos de codorna









PRATO 09


Alface lisa

Palmito

Tomate

Repolho roxo

Cenoura crua ralada

Taioba

Carne de panela








PRATO 10


Cenoura cozida

Brócolis

Bife de boi

Couve-flor empanada


OBS: Não é super light, mas fica delicioso (uma fugidinha não mata). Basta cozinhas a couve-flor, empanar da mesma forma que faz com bife à milanesa e fritar no óleo quente.






PRATO 11


Alface lisa

Couve

Repolho

Cenoura crua ralada

Carne de panela

Couve flor gratinada com queijo


OBS: Com a couve flor já cozida, pique queijo por cima, coloque orégano, azeite e leve ao microondas até derreter o queijo.





PRATO 12


Alface lisa

Tomate cereja

Vagem de ervilha

Cenoura amarela (também chamada de batata baroa)

Carne moída

Couve flor cozida









PRATO 13


Alface crespa

Tomate cereja

Broto de alfafa

Couve de bruxelas cozida

Carne de boi (tipo bife, em quadradinhos)

Champignon


OBS: Essa carne eu citei no começo do post. Você congela a porção individual, já picada. Na hora da refeição é só temperar e passar na frigideira com azeite. Fica prona rapidinho.




PRATO 14


Brócolis cozido

Tomate cereja

Pepino

Broto de alfafa

Carne de panela

Macarrão integral









PRATO 15


Alface lisa

Brócolis

Tomate picado

Couve de bruxelas

Salmão grelhado










Quando você faz refeições menores com maior frequência, não acumula fome para comer uma montanha de comida e isso auxilia na redução do tamanho do estômago, pois evita sua constante dilatação.


Hoje não consigo comer muito carboidrato como antes e quando exagero na comigo sinto uma lentidão, uma moleza depois da comilança, apatia e um cansaço forte. Esse é outro segredo da reeducação alimentar:

Observe seu corpo, veja como ele reage à cada refeição de acordo com os horários e o cardápio que você ingeriu.

****************************

SEGREDOS QUE NINGUÉM CONTA


  • Saiba o que entra no grupo dos carboidratos e o que entra no grupo das proteínas. Carboidratos são necessários, porém em pouca quantidade e não com o exagero que costumamos comer. Proteínas são bem vindas e ajudam a ter energia para prática de exercícios físicos.

  • Água é um santo remédio e ajuda MUITO (muito mais do que podemos imaginar). Aumentar o consumo de água é essencial para manter o corpo saudável.

  • Falando em água, ela também é essencial para a correta absorção das fibras pelo organismo. Se entupir de fibras e consumir pouca água, vai trazer resultados contrários ao esperado. Ao invés de melhorar o funcionamento do intestino, você vai sofrer pra botar no n°2 pra fora.

  • Respeite os horários das refeições. Não espere a fome berrar no estômago para comer alguma coisa. Alimentação é saúde. Não abra mão dos seus intervalos de refeição por causa de problemas ou correria do dia-a-dia. Os problemas podem esperar uma hora, mas sua saúde pode estar indo pro ralo e você nem vai perceber.

  • Existem muitas coisas saborosas e saudáveis, mas temos maus hábitos. Sempre buscamos o caminho mais rápido, a comida mais fácil ou mais fácil de comer. Fuja das armadilhas, não estoque comida pré-fabricada em casa, senão você vai acabar se sabotando. Acabe com o estoque de sanduíches congelados, macarrão instantâneo ou mini pizza congelada.

  • Nunca vá ao supermercado com fome: é uma armadilha: você compra tudo que vê na frente e acaba trazendo muita coisa que vai atrapalhar seus planos de ter uma alimentação saudável. Se não tiver tempo, coma pelo menos uma fruta ou um pedaço de queijo antes de sair para o supermercado.


****************************

E para finalizar, um bônus para você espantar a preguiça e começar a mudança já! Depois me conta se gostou, quero saber...


BÔNUS DO POST


Molho de mostarda e mel - para dar um UP em saladas ou carne

- 3 colheres de sopa de vinagre

- 1 colher de sopa de mel - 1 colher de sopa de mostarda Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem, com a ajuda de um garfo ou fuê (batedor de ovos).


Se tiver uma dica, compartilha com a gente nos comentários. Até mais...

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page