Dica de leitura: Extraordinário
top of page

Dica de leitura: Extraordinário

Atualizado: 21 de mar. de 2019

Extraordinário é um livro de linguagem simples, leitura rápida e muito gostosa. O livro traz não só uma história legal, mas uma mensagem importante e muitas frases para refletir e motivar


Sabe aquele livro que fica na fila por um looongo tempo e quando você finalmente lê, se pergunta: porque eu demorei tanto tempo para começar essa leitura?! Já faz um tempinho que terminei e gostei tanto que mal consigo organizar os pensamentos para explicar o quanto esse livro agrega em conhecimento, reflexão e lição de vida.

FICHA TÉCNICA

EXTRAORDINÁRIO

Autor: R J Palácio

Editora: Intrínseca

Páginas: 208

Ano de publicação: 2013

Nota no Skoob: 4,6


INSPIRAÇÃO DO AUTOR


A autora R.J.Palácio teve inspiração para o livro ao encontrar uma menina com deformidade facial e ver a reação de seus filhos. Para ela foi um momento impactante e resolveu escrever o livro para alertar as pessoas para esse tipo de situação, na qual podem ferir o sentimento de alguém até mesmo com um simples olhar.


Sem contar mais do que o necessário, vamos resumir o básico. A história relata a  infância August, um menino brilhante, inteligente, sensível e divertido que tem uma deformação facial e por isso sofre inúmeras dificuldades para tentar viver uma vida normal e se relacionar com as pessoas.

TRECHOS DO LIVRO

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."


"Se cada pessoa tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouquinho mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor."


"Seus feitos são seus monumentos."


"Acho que deveria haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."


MINHAS IMPRESSÕES


Sabemos o quanto crianças podem ser cruéis, mas também como podem ser amáveis; depende da forma como são educadas e de como os sentimentos são trabalhados.


O livro retrata muito desse universo infantil, porém muitos outros personagens do nosso dia-a-dia estão presentes no livro: uma amizade que se afasta de repente, outra que nos engana, alguém que é amável conosco.


Acho muito interessante quando o autor retrata o ponto de vista de vários personagens, dessa forma podemos construir um cenário onde não existem vilões e mocinhos, apenas pessoas comuns, com imperfeições e defeitos comuns, como que vemos e sentimos todos os dias.


Traz questões como preconceito, beleza interior, sinceridade, coragem e perdão Não existe um único capítulo em vão. Não há uma frase no livro que não seja pertinente, necessária e maravilhosa. Nos dias de hoje, em que se fala tanto em diversidade, respeito, individualidade e a necessidade de mais gentileza e amor entre as pessoas, esse livro é completamente atual e espetacular.


Arrisco dizer que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, para ensinar não só sobre literatura, mas também sobre sentimentos.


Extraordinário é para todas as idades, para todas as pessoas. Recomendo e espero mesmo que você leia esse livro!


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page