• Carol Ribeiro

Iogurte de Kefir

Atualizado: 16 de Abr de 2019

Já contei todos os benefícios que o Kefir promove para a saúde no post anterior. Agora vamos falar sobre a produção.


Para fazer os derivados do Kefir, você precisa de uma colônia de grãos e leite. Antes de explicar o passo-a-passo, algumas dicas importantes:

  • Separe utensílios para o manuseio do kefir, assim você evita alguma contaminação nos bichinhos e sua colônia vai permanecer forte e saudável. Se possível, deixe uma peneira, coador e colher exclusivas para essa finalidade.

  • Não use utensílio de ferro ou inox para manusear o Kefir. Utilize peneira plástica, vasilhame de vidro e espátula de Silicone ou madeira.

  • Os grãos não toleram temperaturas altas, "cochilam na geladeira e preferem temperatura ambiente. Então nunca coloque o Kefir no leite quente porque vai morrer, mas se quiser desacelerar o processo pode colocar dentro da geladeira por até 7 dias.

  • Os grãos de Kefir trabalham melhor no escuro. Se você colocá-los dentro do armário, eles agirão mais rápido para transformar o leite em iogurte. Outra opção é revestir o pote com adesivo contact preto para os grãos se sentirem no escurinho.

  • Nunca deixe os grãos sem leite (exceto se forem congelados), eles morrerão.

  • Se quiser dar um tempo na produção, pode congelar os grão. Sozinhos, sem leite, numa vasilha pequena, por até 01 ano. Para descongelar, coloque em um pouco de leite e deixe descongelar naturalmente. Despreze o iogurte dessa primeira produção, pois vai estar muito ácido. Depois pode retomar normalmente.

Em média, para meio litro de leite você pode usar uma colher de sopa de grãos de kefir. Se colocar muitos grãos em pouco leite, ele vai produzir em poucas horas e você vai precisar coar ou eles vão morrer. Por isso, se você não vai consumir tanto iogurte assim, tem duas opções: congelar pequenas porções para uso futuro (caso sua colônia morra) ou doar para os amigos e aumentar a rede do bem.


Então, dicas explicadas, vamos lá!

  • Em um pote (de preferência, vidro) limpo e seco coloque 1 colher (sopa) de Kefir para cada meio litro de leite integral;

  • Tampe com pano ou papel toalha e prenda com uma fita ou elástico. *DICA: Se vedar o pote com tampa, o produto final fica ainda mais ácido, pois no processo de fermentação há expansão de gás carbônico. Com o vidro vedado, esse gás não tem como sair e torna o produto muito ácido.

  • Deixe descansar entre 24 e 72 horas (conforme produto desejado, quanto mais tempo, mais firme). Lembrando que ele age rápido na temperatura ambiente, portanto, se estiver calor fique atento porque o prazo pode ser mais curto.

  • Coe DELICADAMENTE... Se espremer os grãos na peneira vai matar os bichinhos.

  • Retorne os grãos (que ficaram dentro da peneira) para o pote de vidro limpo e seco. Acrescente o leite, conforme ítem 1 e recomece o processo.

  • Armazene o produto final bem tampado, na geladeira.

Feito isso, temos IOGURTE ( 1 )


- Ele pode ser consumido puro (semelhante ao Grego natural);

- Fica ótimo batido no liquidificador com frutas (morango, mamão,ameixa);

- Pode acrescentar suco Clight do sabor preferido.

- Serve como máscara facial clareadora -  Lave o rosto antes. Deixe agir por 15 minutos (evite os olhos).


Esse iogurte, quando passado pelo coador (média de 8 horas escoando), se obtém o CREAM CHEESE ( 2 )


- Ele pode ser usado em várias receitas;

- Pode bater junto com a gelatina e fazer uma receita cremosa;

- Dá pra fazer um patê temperando com sal, orégano e azeite a gosto;


O SORO ( 3 ) que resta do coamento, tem uma infinidade de utilizações.


Já citei vários usos para o soro em outro post. Você pode conferir AQUI.


23 visualizações