Kefir - a bactéria do bem
top of page

Kefir - a bactéria do bem

Atualizado: 4 de abr. de 2019

Uma hora está super em alta, fica esquecido por um tempo e de repente ele volta a ser sucesso de novo. O Kefir é um alimento multifuncional, é quase como Bombril e deve ter umas 1001 utilidades.


Se você não conhece vale a pena ler tudo. Se já conhece não desiste do post porque pode encontrar alguma novidade.


Primeiro, algumas considerações importantes para você espantar a preguiça:


- Tem inúmeros benefícios para a saúde;

- É muito fácil de manter e processar;

- Para produzir os derivados, além dos grãos de Kefir, você só precisa de leite E NADA MAIS;

- Após a fermentação, consegue uma variedade enorme de utilização;

- Possui poucas calorias e alto valor nutricional;


Um dos aspectos mais interessantes é que não se compra o kefir - ele é compartilhado (existem grupos no facebook para doação do grãos de kefir). À medida que se cultiva os grãos nas condições adequadas, eles crescem e se multiplicam, gerando "mudas" e criando uma rede de pessoas que doam e recebem esse “bichinho do bem”.


O QUE É


Existem 2 tipos de Kefir, mas vamos falar sobre o KEFIR DE LEITE. É um alimento classificado como simbiótico: ele tem micro-organismos que eliminam as bactérias ruins do intestino e previnem doença (probióticos) e fibras que estimulam a reprodução dos bacilos benéficos (prebióticos). Probióticos + prebióticos = simbióticos.


Assim como outros alimentos que possuem bactérias benéficas, como os "leites fermentados com lactobacilos vivos", o kefir é uma colônia de micro-organismos que fazem bem à saúde. A aparência é semelhante ao do leite coalhado e o sabor lembra um iogurte, só que um pouco mais ácido.


BENEFÍCIOS


Como existem no mercado vários tipos de leite com composições diferentes, o resultado varia conforme a marca escolhida para produção, portanto, o kefir não tem um valor nutricional padronizado. Mesmo com essa variação de valores é um alimento extremamente nutritivo. O produto final contém muitos nutrientes.


Com essa concentração de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir para a saúde. Produzindo muitos benefícios no organismo que se revertem em qualidade de vida para quem faz consumo frequente desse simbiótico.

O iogurte do Kefir é muito mais benéfico do que os industrializados. Enquanto o kefir concentra tudo que já citamos aqui, os tipos industrializados possuem altas quantidades de açúcar ou adoçante, corantes, conservantes, saborizantes e quando contêm lactobacilos vivos, geralmente são em quantidade insuficiente para serem considerados realmente eficazes.


COMO AGE NO ORGANISMO


O intestino é responsável pela produção de células do sistema imunológico, ou seja, ele sempre precisa estar regulado para que a saúde seja boa. Ele possui bactérias boas e ruins; quando há um desequilíbrio e o número de micro-organismos ruins prevalece, a saúde sofre.


Um dos principais benefícios do kefir é justamente atuar na flora intestinal e recolonizar as bactérias boas no intestino - chamadas de gram-positivas que liberam uma substância chamada bacteriocina que elimina os micro-organismos ruins. Com isso, o sistema é reequilibrado, a imunidade ganha força, a função intestinal melhora e as doenças não surgem com tanta facilidade.


UTILIZAÇÃO

  • Do Kefir, os principais subprodutos são o iogurte e o cream-cheese que podem ser consumidos nesse estado ou servir de ingrediente para outras receitas.

  • Existem muitas receitas na internet. Destaque para o canal do Youtube da Tati Alvares que está cheio de receitas legais...

  • O soro do Kefir é a base para a receita de Yakult caseiro

  • É substituto do leite em receitas de bolos

  • Pode ser utilizado como água no preparo de alimentos

  • Você pode usar no lugar da água do cozimento do arroz ou deixar o feijão de molho 1 hora antes do cozimento.

  • Pode ser usado para preparar sopas, sendo 1/3 de soro para 2/3 de água.

  • É uma ótima vitamina para regar plantas. Diluir em água, meio a meio. 200 ml de soro para 200 ml de água - evite borrifar em folhas, pois pode queimar.

  • Excelente para marinar alimentos. Adicione os temperos favoritos - alho, sal, pimenta, alecrim e deixe marinar bifes, frango, peixe ou costelinha de porco. As enzimas do soro do leito, ajudam a "quebrar a carne" e adicionam sabor.

  • Substitui o vinagre em receitas.

  • Pode temperar saladas, fazer vinagrete, colocar na calabresa acebolada.

  • O soro é o conhecido WHEY PROTEIN. Pode ser usado no pós treino, preparado como limonada ou outras frutas.

  • Atua como descongestionante nasal Quando tiver gripe ou resfriado, pingue uma ou duas gotas em cada narina e perceba a diferença (essa eu não testei).

  • Serve até para hidratar cabelo. O soro é rico em proteínas: basta misturar o soro a um creme ou no amido de milho, formar uma pasta e passar no cabelo (deixe, no máximo, 1 hora).

Depois de tanta informação, concordamos que o KEFIR é um aliado MARAVILHOSO né não!? Se conhece mais alguma utilidade para o Kefir, conta pra gente nos comentários.

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page