Decoração criativa com baixo custo
top of page

Decoração criativa com baixo custo

Atualizado: 27 de mai. de 2019

■ Tem dias que a gente está em casa, olha em volta e tem vontade de mudar alguma coisa mas não sabe o que;

■ Às vezes bate aquele desânimo porque a casa ta sempre com a mesma cara;

■ Quando você vai receber alguém e quer dar um UP pra deixar a casa mais charmosa;

■ Se você mora de aluguel e não tem muita liberdade para fazer intervenções no imóvel;

■ A grana ta curta, mas a vontade de mudar alguma coisa em casa, é grande;


Se você marcou alguma das alternativas, esse post é para você. Hoje vamos falar de mudanças no lar doce lar que não pesam no bolso e no melhor estilo FAÇA VOCÊ MESMO. Bóra la...

RE-ORGANIZAÇÃO


Ninguém merece uma casa bagunçada. O primeiro passo é olhar em volta e verificar se o seu primeiro problema não é um monte de coisa jogadas pelos cantos. Decoração nenhuma vai sobressair no meio da bagunça.

Livre-se da bagunça. Organize a casa e guarde tudo que está fora do lugar. Não tem como deixar a casa bonita e agradável com coisas espalhadas. Crie uma rotina para isso - comigo funciona bem pela manhã, pra você pode ser quando chegar em casa. Encontre o seu "horário da organização" e crie esse hábito.


Tente mudar um móvel de lugar. Tente, não custa nada! Se não der certo, é só voltar. Geralmente o simples fato de mudar a posição de um móvel já traz um ar de novidade para o ambiente.


Encontre um local adequado para cada objeto. Se você é daqueles que chega em casa com sacolas, bugigangas e quinquilharias e sai jogando tudo pelos cantos, crie um "Cantinho da Bagunça" - na minha casa tem uma gaveta e uma bandeja no aparador da sala (tudo que sai dos bolsos: chaves, papéis, moedas, correspondências; vai pra lá). Também sugiro um porta chaves para não jogar em cima da mesa ou no sofá - se não ta a fim de comprar, pode fazer.

ALMOFADAS


Você não tem ideia de quanto uma almofada tem poder. Almofadas diferentes podem transformar a sala ou a cama num piscar de olhos. Pode deixar o ambiente mais sério e sofisticado ou mais alegre e descontraído. E com o tempo você pode montar várias composições diferentes e ir trocando para criar diferentes estilos.


Quem não sabe costurar pode fazer também, usando somente cola para tecido. Passo a passo AQUI.

Tem uma camisa velha que não usa mais? Transforma em almofada, seguindo AQUI!

Tem uma roupa que não te serve? Corta o tecido em quadrado e faz almofada AQUI!

QUADROS


Quadros não são um item dos mais baratos, mas fazem uma diferença danada. Um quarto ou sala podem mudar completamente, só colocando um quadro acima do sofá ou da cama. e se você não tem grana pra investir, não tem problema, só precisa de criatividade mesmo! Pode fazer com porta retrato, espelhos, MDF ou até caixa de pizza (forrando com tecido ou papel contact)





PLANTAS


Plantas trazem vida para qualquer ambiente, se ficarem bem dispostas, enfeitam mais ainda. Já tivemos dicas para enfeitar a casa com plantas. No blog tem um post inteiro com dicas pra enfeitar a casa com plantas, é só clicar AQUI.


Um vaso pequeno custa em média R$6,00 em supermercados e floriculturas. Se você não quiser criar um projetinho, pode só comprar e colocar para alegrar sua casa - e sua vida! E se não leva jeito para plantas verdadeiras, pode ser artificial. O que vale é enfeitar a casa.

casavogue.globo.com

PINTURA E ADESIVAÇÃO


Vale pintar um cômodo inteiro, só uma parede ou um móvel. Se não puder usar tinta, utilize papel de parede (que tem um custo maior) ou tecido, adesivo vinílico (encontra fácil para comprar pela internet - da um google aí), contact ou fita isolante... São inúmeras opções! Tem um post inteirinho sobre renovar a casa com adesivos AQUI.

http://blahblog.com.br/como-fazer-papel-de-parede-com-contact/








ILUMINAÇÃO


Outro detalhe que muita gente não imagina que pode fazer muita diferença é a iluminação. Quando se muda a forma de iluminar o ambiente é possível criar outro clima e modificar a sensação - a iluminação correta pode dar a impressão de amplitude ou encolhimento do espaço.


Hoje em dia existem muitos recursos para mexer na parte elétrica sem quebradeira, a eletrofita é uma delas; com ela é possível puxar uma instalação a partir de um ponto existente sem quebrar a parede. Parece complicado, mas não é - eu fiz em casa e deu super certo. Basta assistir alguns vídeos no youtube e ter um conhecimento básico de elétrica.


Para modificar a iluminação, uma boa opção é investir em luminárias de canto - um abajur na mesa ou luminária de coluna. Existem muitos projetos legais na internet, alguns tão simples que eu chego a pensar: como é que ninguém pensou nisso antes?

Para qualquer um dos projetos, é só buscar no Google, exemplo: Luminária com tubo pvc. Pra facilitar, já pode conferir a de tubos e conexões AQUI e a de colheres de plástico AQUI. Lembrando que o ideal é sempre usar lâmpadas frias para evitar um acidente.


Fitas de led também dão um toque muito legal e hoje em dia são super fáceis de encontrar. Existe uma infinidade de aplicações: na sanca para criar um clima no teto, por trás da cabeceira, embaixo da cama, nos armários da cozinha, no banheiro...




Então, animou? Se tem alguma dica legal, conta aqui nos comentários.

Deixo aqui alguns blogs que eu sigo, que sempre foram inspiração e têm muitos projetos bacanas: Homens da Casa, Casa de Colorir, Organize sem frescura, Tu organizas

Até mais!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page