• Carol Ribeiro

Cantinho verde na sua casa

Não vai ter mais desculpas pra não ter uma plantinha em casa. Até quem mora em apartamento (como eu) pode separar um cantinho pra enfeitar com um verdinho e alegrar a casa.


Sou da época em que as casas tinham quintais e canteiros com hortaliças e chás para todo tipo de situação. Sinto muita saudade dessa época onde (quase) toda doença se curava no quintal. 


Hoje a tendência é de moradias verticalizadas, cada vez mais funcionais e compactas; nem por isso, precisamos abandonar a natureza. Por menor que seja o espaço onde você mora, sempre é possível colocar cor e vida.


Como nem todo mundo manja dos paranauês ou não tem tempo pra cuidar de plantas de verdade, temos opções de decoração com plantas artificiais e artesanais. Das ideias mais simples, até as mais sofisticadas - vale tudo, o importante é alegrar a casa com inspiração na natureza. Qualquer cantinho pode receber uma plantinha: bancada da pia no banheiro, criado mudo, mesinha de canto, pia da cozinha. Olhe em volta e solte a imaginação.


Cactos e suculentas são plantas que exigem pouco cuidado e pouquíssima água. São super fáceis de cuidar, resistentes e bem baratinhas. Você encontra em qualquer floricultura, mas também em muitos supermercados.




Os vasinhos de barro são lindos e baratinhos também. Você pode deixar no estilo original, pintar, fazer colagens, usar spray, tecido ou escrever frases... O modelos com rosto você aprende AQUI. Mas se você tiver em casa uma xícara que já não usa ou que é tão linda que merece virar decoração, pode aproveitar para isso AQUI.

Até agora foi mamão com açúcar, xícaras e plantas são uma ótima pedida - apenas lembre de escolher plantas que não precisamo de muita rega - suculentas e cactos são as melhores opções.


Seguindo nas ideias: pra quem tem um pouquinho mais de espaço, caixotes ou bloco de concreto são boas alternativas... Já vou deixar um PAP de vaso para planta com bloco de concreto AQUI pra ninguém falar que eu não facilitei.




E, por último, uma ideia que estou coçando de vontade de fazer - suporte para vasos em macramê, macramê é o nome desse tipo de amarração, que faz desenhos com nózinhos; serve para fazer cortinas, caminhos de mesa, barra de toalhas, painéis de parede e mais um monte de coisas legais.


Se você gostou dessa ideia, confere o passo a passo AQUI, AQUI e AQUI ou então dá um google: Suporte para vasos em macramê, que vai encontrar muitos tutoriais fáceis de fazer. O que eu estou mega a fim de fazer é este AQUI.


Mas se nada disso que vimos até agora te interessou e você é daqueles que vai dizer: Carol, não tenho tempo, não levo jeito (como dizia minha avó: não tenho mão boa pra planta) então o jeito é pra partir pra decoração fake news e inventar moda com uma das opções abaixo:

Latas de refrigerante, garrafas de iogurte, de Yakult, tinta na parede ou até papel contact. Dá pra aproveitar tudo na decoração - depende do seu estilo. Galhos de lavanda artificial ficam lindos na decoração.


E então, qual você escolheu pra decorar sua casa? Você pode até resolver não fazer hoje, mas vai concordar que está muito fácil né. Anima aí, sacode a poeira, espanta a preguiça... Depois me conta, ta! Bjs e até mais...

37 visualizações