• Carol Ribeiro

Como trocar livros pelo Skoob

Atualizado: Mai 4

Só quem ama livro, sabe como é esse amor. Se tiver alguém lendo no ônibus, a gente já estica o olho pra tentar ver o título. Quando a gente vê uma capa bonita, já rola uma química e se a sinopse for interessante, aí deu match.

Pra muita gente a troca de livros pelo Skoob é algo super normal, mas nem todo mundo manja dos paranauês.


Quando eu me interessei pelo sistema de trocas, tive dificuldade pra entender como funciona e ter certeza que era confiável.


É seguro?

Qual o primeiro passo?

Se eu for enganada, como vou resolver?

Vou realmente receber livros em bom estado?

Será que configurei tudo certinho?


Pra você que - assim como eu - já não tem mais onde enfiar livros em casa, mas adora uma edição física; a solução talvez seja a troca. Desapegar de um livro que você já leu, em troca de outro que você tá namorando faz tempo vai ser ótimo, né!


PRIMEIROS PASSOS


Crie seu login no SKOOB, pode utilizar até o acesso pelo facebook, mas as notificações chegarão no mesmo email usado para login no face. Se seu melhor email não é o mesmo do facebook, não recomendo, pois você não vai lembrar de conferir a caixa e pode perder um pedido de troca.


Perfil OK, monte sua "estante", incluindo os livros que você já leu, os que deseja ler e os que vai trocar. É bem simples e intuitivo. Para essa etapa, o computador é melhor do que o aplicativo de celular (que é mais restrito nas ferramentas e mais difícil para localizar as coisas). Digite o nome do livro no campo de pesquisa, entre na página dele e personalize os detalhes.


ARRASTA PRO LADO PRA VER O PASSO A PASSO!

Antes de começar a lançar trocas, acesse https://www.skoob.com.br/troca/ e lembre-se de preencher seu endereço (nas opções do lado esquerdo, vai achar MEU ENDEREÇO). Quando alguém aceitar seu pedido de troca, o seu endereço vai aparecer automaticamente para ela, portanto, essa etapa é muito importante.


EDITANDO PARA TROCA


Já tem um livro que deseja trocar? Pesquise a ficha dele pelo título, marque o botãozinho de TROCA nos ícones embaixo da foto de capa e agora você precisa configurar os detalhes.


Clique no botãozinho '+' e configure a aba "Editar para troca".


ARRASTA PRO LADO PRA VER TODAS AS ETAPAS.

Nos detalhes você pode colocar uma foto do seu livro (opcional), inserir um resumo sobre a situação do livro e lançar quantos créditos quer por ele. Pode ser um ou dois créditos.


A maioria das pessoas coloca sempre 01 crédito, quando se trata de livros comuns. Geralmente, o "preço" de 02 créditos é para livros de capa dura, edições limitadas ou livros raros.


Quando você receber uma solicitação, tem opção de aceitar ou recusar. Ao aceitar, vai abrir uma janela para visualizar o endereço de envio. Mas antes de decidir, você pode ver a reputação de trocas da pessoa e entrar no perfil dela para ver de que cidade/estado ela é, para decidir de vai querer enviar o livro ou não.


SOBRE O ENVIO


Quando você aceitar uma troca, o grande segredo é fazer a postagem certinha para economizar uma grana. Vou resumir aqui, mas todas as regras e dicas estão na página https://www.skoob.com.br/plus/como_funciona/


O ideal é utilizar a modalidade "Impresso Normal" e registrar pelo 'Registro módico'. O tal Registro Módico é uma modalidade dos Correios própria para livros, custa metade do registro convencional. Alguns funcionários dos Correios se fazem de desentendidos, mas existe e é válido em todo território nacional. Então bate o pé, que vai dar certo.


CONCLUSÃO DA TROCA


Após o envio, registre o código do envio dentro da solicitação para a pessoa poder acompanhar a postagem. Assim que ela receber, se for gente boa, ela já entra no skoob, confirma o recebimento e libera o crédito. Com ele você vai poder solicitar livros dos outros usuários.


O segredo para não cair numa cilada é sempre verificar a reputação da pessoa, porque ela pode receber seu livro e não liberar o crédito. O legal é que os usuários do Skoob são fiéis e ativos, então, se alguém fizer sacanagem o pessoal vai denunciar, com certeza!


Fique ligado nas notificações. Lembrando que falei lá no começo pra você escolher o login com um email que utilize com frequência e confirmar se seu endereço está correto, porque ao solicitar uma troca, a pessoa vai ver seu endereço assim que aceitar de imediato. Se tiver dados errados, o livro pode não chegar até você.


Eu já fiz umas 5 trocas, com pessoas de diferentes estados e nunca tive problemas. Se restou qualquer dúvida, manda nos comentários que vou te ajudar com prazer.


Agora é só fazer uma triagem na sua estante e #partiutrocarnoSkoob


BÔNUS DO POST


Agora que você tem o login Skoob, pode participar do sorteio de livros. É só clicar no ícone do Skoob no topo da tela, que vai ter o botão PARTICIPAR DOS SORTEIOS ou entrar por aqui https://www.skoob.com.br/cortesia/finalizando lembrando que também é preciso atualizar seu endereço em outro campo para receber as edições, se for contemplado.


96 visualizações