8 Auto-chamegos pra você fazer
top of page

8 Auto-chamegos pra você fazer

Atualizado: 28 de mar. de 2019

Todo mundo precisa se amar. Não dá pra querer que outras pessoas nos amem se a gente não aprender a fazer isso primeiro.

Que tal parar, respirar e dar uma relaxada? Se faça um carinho, um mimo, um chamego. Veja algumas ideias para fazer um afago no corpo e na alma.


HIDRATE-SE


Se tem alguma coisa mais importante do que o conselho do Bial no famoso "use filtro solar" é esse aqui: Beba água!

Uma regra que apesar de simples é uma das mais importantes. Muita gente tem dificuldade em tomar a quantidade necessária de água por dia e quando se consegue fazer isso, a diferença é nítida.


O corpo humano é composto por 70% de água. Ingerir água na quantidade diária correta ajuda em inúmeras funções do organismo e interfere na saúde e bem estar:

- Ajuda a regular a temperatura corporal

- Melhora o funcionamento do intestino

- Auxilia na hidratação de cabelos, olhos e unhas

- É essencial para o bom funcionamento dos rins

- Aumenta o volume de sangue e favorece para que os nutrientes sejam bem distribuídos

- Elimina toxinas

- Evita a desidratação

- Beneficia o tônus, textura e elasticidade da pele

- Combate a celulite

- Auxilia no emagrecimento


Com tantos benefícios, é impossível não concordar que água é saúde. Se ame mais, beba mais água!



FAÇA PLANOS

Já dizia o velho ditado "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve". Às vezes nos sentimos desanimados e não sabemos porquê. Uma das alternativas pode ser a falta de objetivos; aquela rotina de acordar e fazer sempre as mesmas coisas, percorrer o mesmo trajeto todo dia, ver as mesmas pessoas e terminar o dia frustrado sem sentir que fez algo importante ou interessante.

Viver sempre preocupado com objetivos é uma porta para o adoecimento, mas por outro lado, viver sem metas para a vida é assinar um cheque em branco e deixar o destino decidir o que fazer com esse passe-livre.

Fazer planos é produtivo e saudável, assim você pode direcionar seus atos e facilitar a conquista de um objetivo. Quando você almeja algo, consegue tomar decisões com mais clareza, fazer escolhas e tomar decisões com base no que você quer alcançar.


Pegue caneta e papel e comece a traçar planos. O que você sonha, o que quer? Pode ser uma roupa, um carro, uma viagem, um curso. Pesquise quanto custa seu sonho e planeje o que você pode fazer HOJE, para estar um passo mais perto do sonho AMANHÃ. Não se desespere por prazos, dê um passo de cada vez. Foque na satisfação que terá e o quanto este sonho é significativo para você. Não existe sonho bobo, boeira é não sonhar! É clichê, mas faz sentido.



RABISQUE

A cada dia se digita mais e se escreve menos. Já ouvi gente dizendo "já nem sei como é a minha letra". Pegue papel, caneta e rabisque...


Escreva uma carta para alguém e coloque no correio, escreva pensamentos, desenhe, crie imagens, crie livremente; use suas mãos para algo que não seja apenas digitar em redes sociais!


Quando lançaram os livros de colorir eu achei meio idiota e pensei como aquilo poderia interessar aos adultos e trazer algum benefício... e num é que eu quebrei a cara?! Em uma das minhas compras pela internet, resolvi dar uma chance a esses livros e comprei um de Mandalas. Agora sempre que estou ansiosa ou estressada eu pego minha caixa de lápis de cor e me distraio com o livro, a ponto de perder a hora. Enquanto as cores brotam no papel, os pensamentos voam e vou pensando... refletindo... quando vejo, já relaxei!



MASSAGEM RELAXANTE

Quando falamos em massagem, a primeira coisa que vem à mente é uma pessoa deitada em uma maca e outra massageando suas costas com óleos perfumados e pedras quentes. Se você tem a possibilidade de pagar por isso, ótimo! Mas quem disse que esse é o único jeito de ganhar uma boa massagem? Com a automassagem é possível conseguir relaxamento e alívio do stress diário.


Automassagem é uma prática milenar da medicina chinesa tradicional, ajuda a diminuir a tensão, dores musculares e pode até aliviar dores de cabeça. Com a ajuda de uma garrafinha de água, um tubo PVC, uma bolinha ou apenas usando as próprias mãos se pode fazer esse chamego. Para ver algumas dicas confira alguns GIFs AQUI, veja um slide show clicando nessa matéria AQUI e mais algumas sugestões em texto AQUI. Além disso, você pode pesquisar no google sobre "Massagem Do In" - Auto massagem chinesa que consiste em pressionar pontos estratégicos no corpo para aliviar diversos tipos de dores e incômodos.


MEDITAÇÃO


Já falei sobre meditação AQUI. A meditação promove o relaxamento do corpo e da mente. Alguns minutos de meditação diária podem ajudar a reduzir significativamente o stress e os níveis de ansiedade e com isso podem auxiliar nos distúrbios do sono e insônia. 


A nível físico ajuda a abaixar a pressão arterial, reduz o risco de doenças cardiovasculares e colabora no tratamento da hiperatividade.


Acredite, pode parecer super mega ultra difícil, mas não é. Claro que ninguém acorda um belo dia, senta em silêncio e já faz uma meditação digna de um zen budista, mas existem aplicativos de celular que ajudam muito nessa tarefa.


Desde que comecei a praticar a meditação, consigo controlar melhor situações de stress. Quando fico negligente e começo a deixar de fazer, percebo a diferença e a falta que faz. Testei alguns aplicativos e o que mais gostei foi o MEDITE-SE que possui uma sequência de aulas e ajuda muito no desenvolvimento da meditação, pois cada etapa foca em um aspecto da meditação (postura, respiração, ruídos externos, aliviar pensamentos, etc...). Vale a pena baixar os aplicativos e pelo menos tentar!


VOLUNTARIADO

Acredito que essa iniciativa está cada dia mais forte e latente na sociedade. Se você pensar em como eram as coisas há algum tempo atrás, falava-se pouco ou quase nada sobre o voluntariado. Esse tipo de ação era comum em pessoas de nível social mais elevado (que teoricamente tinham tempo livre de sobra), mas hoje o conceito mudou.


Existem várias formas de ajudar: recursos financeiros, humanos, doação de objetos ou palavras.


Ninguém é tão rico que não possa receber ajuda e nem tão pobre que não possa auxiliar o próximo.

  • Você pode fazer visitas à asilos ou orfanatos, doando tempo e afeto;

  • Se julgar que não dispõe de tempo, pode doar um valor mensal para o Médicos sem Fronteiras;

  • Por um valor mensal, pode escolher uma criança para apadrinhar pelo projeto Visão Mundial ou na Action Aid e trocar cartinhas de incentivo;

  • Pode ajudar uma pessoa necessitada no seu bairro;

  • Pode levar uma palavra de carinho aos doentes nos hospitais;

  • Fazer visitas à orfanatos e levar alegria às crianças;

  • Doar cestas básicas, roupas ou brinquedos;

  • Escolher uma boa campanha no site do Vakinha e ajudar uma causa;

  • Pesquisar na internet as instituições perto de você que executam trabalhos voluntários ou criar um projeto.

Você pode estar se perguntando: como isso é um Auto-chamego?


Ajudar o próximo é um ato de amor e se você pensa que vai fazer para O OUTRO, está enganado. Quem mais se beneficia é quem pratica a ação. A sensação é maravilhosa, o coração transborda. Você vai ver como pode mudar o dia de alguém com uma atitude positiva e como algumas pessoas precisam de tão pouco para ser feliz; além disso o exemplo incentiva as pessoas ao redor e essa corrente do bem só aumenta.



MÚSICA

"Música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia". Ludwig van Beethoven


Monte uma playlist com as músicas que você gostava na adolescência, coloque os fones de ouvido e seja feliz!

Se você não quer baixar nenhum aplicativo, existem sites com playlists por gênero ou situações; eu gosto muito do site OUVIR MÚSICA.



AMIGOS

Sabe aquela amizade boa, de velhos tempos, que você sente saudade e sempre quer reencontrar mas nunca acha tempo? Faça isso...


Ligue para seu amigo(a) e marque um encontro. Pode ser para um almoço, um café ou um sorvete. Às vezes poucos minutos podem render muitas risadas. Pensa comigo: você almoça todo dia; que tal chamar a pessoa para te encontrar num restaurante?!



Observe quanto tempo você passa imerso em redes sociais (já existe aplicativo para medir o uso do celular, como o QualityTime, que inclusive tem despertador com alerta de uso). Você vai perceber que esse tempo seria suficiente para dar atenção à um amigo dos velhos tempos - com uma conversa AO VIVO, como antigamente!


Agora é mão na massa. Escolha uma ou mais atividades e volte para contar o resultado.


76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page