6 Aplicativos úteis
top of page

6 Aplicativos úteis

Atualizado: 2 de abr. de 2019


Você lembra quando o Whatsapp ficou fora do ar por um dia inteiro? Eu lembro e a palavra que poderia definir isso era: CONFUSÃO! Causou mais rebuliço do que muita tragédia do Plantão da Globo. O fato é que a dependência do celular é cada dia mais gritante.


Ficar sem o celular é quase motivo de pânico para algumas pessoas e sem ele as pessoas perdem a capacidade de resolver problemas. Embora essa dependência tenha seu lado sombrio, a tecnologia pode ser uma ótima aliada quando sabemos usar com sabedoria e cautela.


Veja essa lista de alguns aplicativos que talvez você não conheça, mas tem sua utilidade. Claro que não dá para agradar a todo mundo e talvez você não goste de algum, mas vale uma conferida na lista; quem sabe você anima a testar - lembrando que é bom verificar a capacidade de armazenamento e o espaço disponível no aparelho antes de sair baixando uma penca de coisas...



VIVINO

Para os amantes do vinho! Um aplicativo simples e super útil. Pra quem é profundo conhecedor de vinhos, sabe de cabeça os bons rótulos, boas safras, etc... Mas pra quem gosta de tomar, mas não tem tanto conhecimento técnico, o Vivino ajuda a conhecer os vinhos, organizar e catalogar suas experiências.


Basta tirar uma foto do rótulo e o banco de dados faz uma busca da ficha do vinho. Traz uma descrição resumida, o tipo de uva, local de produção, o preço médio do mercado, comentários dos usuários, entre outros detalhes. Você pode criar sua "ficha" de experiência, classificando o vinho que bebeu por notas, criar comentários sobre o vinho, contar sua experiência e ler comentários dos outros usuários, enfim, montar seu "catálogo" pessoal.



MEDITE . SE

Já falei desse aplicativo antes, nos 8 AUTO CHAMEGOS que são aquelas coisas que a gente faz pra massagear nosso ego e nossa alma. De todos os aplicativos de meditação que eu testei, esse é o mais completo, fácil de usar e ensina de um jeito fácil e interessante. Em outros aplicativos, as meditações são muito longas ou monótonas, com poucas opções para iniciantes ou com uma voz irritante. Pra quem ta iniciando, não funciona!


Nesse aplicativo é possível APRENDER realmente a iniciar na arte da meditação. Os primeiros áudios explicam com detalhes a forma correta de agir, como escolher o local e o momento adequados, a postura correta, entre outras coisas.


As primeiras aulas ensinam a esvaziar a mente, aumentar a capacidade de concentração, lidar com intervenções (sons, pensamentos, etc). O resultado vai realmente aparecendo através da melhora do sono, da paciência, no controle do stress e ansiedade, além da melhoria de concentração no trabalho e estudos.


LEV

O LEV é um leitor digital criado pela Saraiva. Para quem não tem apego ao livro físico é uma ótima opção pela praticidade e economia. Pode ser instalado no computador, tablet ou celular, tem ajustes de tamanho de fonte, controle de evolução de páginas, dicionário e vários outros recursos interessantes, isso sem contar que:

  • Geralmente livro digital é mais barato que o físico;

  • Existe uma infinidade de livros digitais grátis (eu já baixei mais de duzentos, sem exagero, no lelivros.com);

  • Frequentemente existem promoções na Saraiva com livros a 2,99

Mesmo que você ainda seja apegado ao livro físico, dê uma chance à esse aplicativo e me conta depois que testar.


Nada de ficar reclamando e criticando sem nem tentar. Se mesmo depois de usar você continuar achando que o livro físico é melhor, eu vou respeitar sua opinião; mas duvido que não vai se render à maravilha que é poder ter um livro à mão em qualquer hora ou lugar.


Dentista atrasou? Leia um pouco. O ônibus está demorando? LEV na mão. Está com horário de almoço ocioso sem nada pra fazer? Leitura é vida! Viagem longa e sem companhia? Lendo você viaja ainda mais...

Só testa... e me conta!


SKOOB

Seguindo na linha dos leitores, o SKOOB é o aplicativo ideal para quem quer se organizar: criar uma estante virtual, não esquecer o que já leu e programar as próximas leituras.


Para quem tem a leitura como uma atividade regular, tem muitos recursos legais como:

  • Criar metas de leitura e acompanhar a evolução;

  • Criar rede de amigos;

  • Trocar livros;

  • Participar de sorteios;

  • Incluir o livros emprestados com nome e data do empréstimo;

  • Classificar os livros como: Favoritos, Tenho, Desejados, Emprestados, Troco

  • Criar resenhas e dar notas durante ou ao final da leitura;

Recomendo instalar o aplicativo no celular, mas criar o perfil pelo computador mesmo. Vai ser mais fácil e alguns recursos estão disponíveis somente pela versão do computador. Já estou trocando livros pelo Skoob, é super fácil e bem organizado.


SÉRIES DA TV

Para quem prefere séries do que livros, olha essa belezinha. Séries da TV, tem uma galeria enorme de séries, com temporadas liberadas muito antes de chegar à Netflix.


Ponto positivo: para os ansiosos, como eu, não precisa ficar esperando uma eternidade para sair a próxima temporada.

Ponto negativo: ele não memoriza o ponto que você parou de assistir (como a Netflix faz). Então se travar ou você precisar parar, é bom conferir - na barra - a posição que você está para conseguir voltar na cena certa com mais facilidade. Falando em travamento, alguns episódios apresentam falhas, mas o aplicativo tem o recurso de Relatar um problema.


Eu já usei o aplicativo para assistir temporadas inteiras de Once Upon a Time e também Outlander (tem um post inteiro dessa série maravilhosa AQUI) e só tive problema com um episódio. O aplicativo está disponível na Play Store.


KEEP

Quem nunca:

  • Lembrou de um problema pra resolver, andando no meio da rua;

  • De repente lembrou daquela coisa que precisa comprar coisa a caminho de casa;

  • Pensou naquela ligação que precisa fazer, mas está no meio de um compromisso e não pode resolver agora;

  • Deitou para dormir, fechou o olho e começou a planejar o dia seguinte inteiro (com medo de esquecer algo importante);

O KEEP é um aplicativo de Notas e Lembretes para facilitar a vida dos esquecidos ou sobrecarregados. Com ele, é possível criar lista de atividades e demarcar os itens já cumpridos. Uso muito para fazer listas de compra, para compromissos de trabalho e até para rascunho de ata de reuniões.


Além do básico (que são as listas simples), o Keep possui recursos como:

  • Compartilhamento das listas com outros usuários ou aplicativos;

  • Gravação de nota em formato de áudio;

  • Inclusão de imagem nas notas (da galeria ou tirando nova foto);

  • Programar alarmes para os lembretes;

  • Alterar a cor das listas para diferenciar os assuntos ou temas;

  • Caneta para desenho livre;

  • Geração de arquivo para compartilhamento.

Ele é fácil de usar, bem completo e a variedade de formatos para incluir as notas é o grande diferencial do aplicativo. Recomendo!


Então é isso. Se tiver algum aplicativo legal que você usa e acha que mais pessoas deveriam saber, conta pra gente nos comentários.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page