Conheça o Santuário da Penha - Vila Velha - ES
top of page
  • Foto do escritorCarol Ribeiro

Conheça o Santuário da Penha - Vila Velha - ES

Um lugar que eu adoro visitar sempre que posso. Lugar lindo, cheio de energia boa, com uma vista maravilhosa e muita história pra contar.


O Santuário da Penha, fica em Vila Velha, no Espírito Santo. A cada nova visita eu me atenho a algum detalhe, algum cantinho e mais um pouco da história.

HISTÓRIA

O Santuário da Penha (ou Convento da Penha, como também é conhecido) teve o início da sua história em 1558, quando o Frei Pedro Palácios chegou ao Brasil, vindo da Espanha. Em sua chegada, o Frei se instalou numa gruta, ao pé do morro - onde atualmente existe uma placa apontando sua localização - e fazia suas orações junto à um painel de Nossa Senhora das Alegrias.

Conta-se que este painel, por vezes, desapareceu e foi encontrado no alto do morro, entre duas palmeiras. Depois de várias repetições desse fato, Frei Pedro decidiu que deveria construir uma edificação religiosa, no local onde o painel aparecia. Essa gravura pode ser vista atualmente no interior do Santuário.


ESTRUTURA

Além de promover a terceira maior festa católica do país em número de fiéis; o Convento da Penha é o segundo santuário mariano que mais recebe romeiros durante o ano no Brasil, com mais de 2,5 milhões de pessoas/ano. O Santuário fica à 154 metros de altitude, é tombado pelo patrimônio histórico e cultural e conta com ótima estrutura para visitação: com estacionamento, lanchonete e loja. Mais informações no site.


O acesso até o Santuário pode ser feito pela estrada dos carros ou pela ladeira da penitência. A subida pela ladeira consiste numa caminhada de 457 metros de muita beleza, natureza e pedras seculares no calçamento. Existem sete voltas adornadas com cruzes e pequenos nichos com imagens sacras para meditações e orações. Por esta ladeira passaram D. Pedro II e sua comitiva.


Dentro do Santuário, existem pátios, corredores e passarelas, além de muitas obras de arte retratando passagens bíblicas e históricas. É difícil explicar como o lugar é encantador. Além da igreja onde são celebradas as missas, algumas festas são realizadas na parte externa devido ao grande número de visitantes. Tem ainda a sala dos milagres, restaurante, loja de presentes e artigos religiosos e uma linda imagem de Nossa Senhora da Piedade entalhada em madeira.

Espero que consigam captar um pouco de tudo que eu vi e senti pelo vídeo que montei. Recomendo muito esse passeio. Se estiver nas proximidades de Vila Velha, vale a pena separar uma tarde e conhecer o Santuário.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page