Inspiração em estilo escandinavo
top of page
  • Foto do escritorCarol Ribeiro

Inspiração em estilo escandinavo

Atualizado: 24 de ago. de 2019

O estilo Escandinavo tem origem em países das regiões mais frias da Europa – a Escandinávia. Por exemplo: Dinamarca, Noruega e Suécia que possuem forte tradição em design.


Por se tratar de uma região de inverno rigoroso, frio intenso e longas noites, esse tipo de design foi elaborado para proporcionar claridade e luminosidade no interior das casas, utilizando elementos funcionais e básicos.

Embora seja uma inspiração regional, esse estilo é super versátil e agrada em qualquer lugar do mundo pela ambientação simples, tranquila, aconchegante e agradável.


A mistura entre o tradicional e o moderno traz muita personalidade. É caraterizado pelo uso de cores neutras, linhas simples, madeira, materiais naturais e plantas.


Além do aconchego, traz também um conceito de consumo. Poucos móveis e muito conforto, linhas retas mas um visual envolvente, sofisticação sem pretensão ou ostentação.


O design escandinavo atrai pela simplicidade que se reverte em elegância.






O estilo escandinavo tem como principais características:


Itens artesanais ou naturais: algodão, linho, lã, madeira, couro;


Simplicidade na decoração: vasos em cerâmica e vidro, pratos decorativos, quadros apoiados nos móveis ou pendurados em conjunto;


Móveis de linhas retas combinados com peças curvas e suaves;


Detalhes clássicos, com alguma inspiração do estilo industrial (já mostrei AQUI);


Luminosidade uso de tons claros, muito branco, janelas largas e amplas, teto alto - tudo que favoreça o uso da luz natural;


Cores neutras e suaves. O objetivo é ter um ambiente tranquilo e relaxante. Nota-se o uso do branco, bege, cinza, marrom... E para quebrar a monotonia, alguns detalhes em preto e alguns elementos em cores mais marcantes, criando contraste e tirando o aspecto frio;


Minimalismo: espaço clean e confortável, no melhor estilo "menos é mais".


Nas regiões frias, que deram origem a este estilo, as pessoas passam muito tempo sem ter contato com a natureza por conta do frio extremo, por isso, plantas e materiais naturais são incorporados à decoração. O mobiliário recebe madeira em tons claros para dar um toque de aconchego. Tapetes grossos, mantas e peles também fazem parte da proposta. Em regiões mais quentes, pode-se abusar das fibras naturais, como linho, sisal, algodão ou brim.

Agora que você já sabe as características desse estilo, me conta se gosta ou se prefere outro tipo de decoração...


Sempre achei meio complexo compreender o que define cada estilo de decoração. Não tenho um estilo específico, gosto um pouco de tudo e a única coisa que me incomoda são exageros. E você, qual estilo prefere?

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page