Férias no Chile - resumão
top of page
  • Foto do escritorCarol Ribeiro

Férias no Chile - resumão

FÉRIAS: palavrinha mágica, de 6 letras, que faz o coração bater mais forte e acredito que não seja à toa que VIAGEM também tenha 6 letras, essas duas coisas juntas são a receita perfeita da felicidade.

Toda viagem de férias é uma infinidade de informação, cultura, diversão, comida boa e mais um monte de coisas que não lembro agora. Sempre fico com dúvida pra encontrar a melhor forma de mostrar tudo, tento organizar por preços, ponto turístico, por dia ou por proximidade dos lugares... Difícil escolher! Dessa vez, vamos por roteiro geográfico, mas primeiro, o resumão das informações básicas:



HOSPEDAGEM


Sempre comparo preços e mais uma vez concluí que alugar um apartamento ficaria mais barato do que hotel. De maneira geral, comida é bem cara em Santiago e ficar em hotel te obriga a fazer todas as refeições na rua (vai por mim, alimentação é uma das partes mais caras da viagem).

(foto tirada do prédio onde fiquei hospedada)

Se você estiver em apartamento tem a opção de fazer uma ou outra refeição em casa - e depois de bater canela o dia inteiro, provavelmente você vai querer isso em algum momento! Mas, se você é daqueles que não abre mão do conforto de ter alguém para estender sua cama e fazer seu café da manhã todos os dias, tem ótimas opções de hotel também, mas saiba que:

  1. Essa comodidade vai pesar no bolso quando você somar todas as refeições que fará nos restaurantes;

  2. Eu não encontrei nenhum self-service, portanto, vai viver de À La Carte;

  3. Quase TODOS os pratos À La Carte, acompanham batata frita, ou seja, haja estômago para tanto carboidrato!

Alugamos um apartamento pelo AirBNB e com ajuda de amigos, conseguimos uma excelente localização, no bairro Providência. Recebi recomendações para não ficar no Centro (Centrão mesmo!) porque à noite é deserto e perigoso.


O bairro Providência tem tudo que você precisa: bares, restaurantes, supermercados, farmácias e principalmente está na rota da melhor linha de metrô (que conecta vários pontos turísticos da cidade - nos próximos posts teremos mais detalhes sobre o metrô).


PASSEIOS

Além da comida, uma coisa que também não é muito barata são os passeios guiados. Portanto, vale a pena pesquisar antes e programar bem, para conhecer alguns lugares de forma independente.


Vários pontos turísticos são perfeitamente acessíveis pelo metrô e alguns ficam próximos entre si. É bom s situar e programar o dia aproveitando tudo que tem por perto. Assim dá conhecer dois ou três lugares sem precisar comprar passeio nenhum.


Vendedores de pacotes de passeio estão por toda parte e os preços são bem parecidos. Não tenha vergonha de chorar um desconto. Se fizer mais passeios na mesma empresa, pode conseguir preços melhores.


PESSOAS


Fiquei extremamente impressionada com a hospitalidade, a simpatia e a educação do povo chileno. Fomos bem recebidos em TODOS os lugares que estivemos e todos foram solícitos e atenciosos de um jeito surpreendentemente fofo. Recebemos muitos sorriso, informações valiosas e ajuda nas pequenas dificuldades, como encontrar a direção certa ao sair do metrô, saber os melhores horários para transitar nos lugares e até entender como funciona o supermercado (porque lá não tem uma moça pra pesar suas frutas - pasmem - você vai até o computador, seleciona a fruta que vai pesar balança, emite a etiqueta e vai pro caixa).

Foto tirada na Plaza de La Constituición - Troca da Guarda

Os chilenos tem muito carinho pelos brasileiros. Basta eles sentirem que você precisa de ajuda que já se prontificam a indicar um caminho ou fornecer informações. Entretanto, tome cuidado! Por mais que precise de ajuda, não demonstre estar TOTALMENTE perdido (cuidado nunca é demais, todo lugar pode ter gente mal intencionada). Justamente por isso, a primeira dica que dou é: pesquise antes, se situe de onde está e o que tem ao seu redor - assim você terá noção da região e poderá obter informações sem grandes dificuldades.


Antes da viagem eu li muito sobre Santiago (Nós no Chile, Like Chile). Muito se fala sobre a atenção com os pertences e a frequência de batedores de carteira. Eu não tive problemas e não vi nada de errado lá. Por via das dúvidas, guardei o dinheiro na doleira. Vi muito policiamento nas ruas e inclusive eles também são prestativos e educados, pode pedir informações sem receio!


SOBRE A VIAGEM


Vôo BH, conexão em São Paulo e mais 4 horas até Santiago. Durante a viagem recebemos um lanche bem reforçado, então não precisa gastar seu rico dinheirinho no aeroporto - Nosso vôo de ida foi às 10:30 hs então teve almoço (e num é que estava uma delícia). Também recebemos um kit com travesseiro e uma manta. Achei fofo, porque sempre pego vôos de menor duração e nunca tive essa comodidade. Pra muita gente é super normal, pra mim foi novidade!

Você receberá um formulário dentro do avião para preencher antes da aterrissagem. Ali deve ter o endereço onde vai ficar, finalidade da viagem e se você leva algum produto de origem animal, vegetal ou remédio controlado. Levou, não declarou, perdeu! E ainda pode ser preso por isso! Não ignore isso, já vi acontecer...


Evite problemas, leve o mínimo na bagagem de mão. Evite levar frutas, por exemplo (ouvi um caso de um senhor que foi barrado porque carregava uma maçã). Mesmo se você tiver declarado algum produto de origem animal ou vegetal, ele será conferido no desembarque e isso pode atrasar sua viagem e consequentemente seu passeio e sua diversão.


***ALERTA MUITO IMPORTANTE - NÃO PULE ESSA PARTE***


O governo chileno considera um crime grave a não declaração de alimentos ao entrar no País. O ingresso de produtos contaminados colocaria em risco os artigos produzidos no Chile e que são exportados. É um dos países que possui a fiscalização mais rígida nesse aspecto. Geralmente, a fiscalização é cuidadosa, com cães farejadores, raio-x e revista por parte de um fiscal. Dependendo da quantidade e do produto que você estiver levando, a multa pode chegar a US$ 18 mil.


Outra dica que para alguns é óbvia, mas outros nem sonham: Quando desembarcar e passar pela aduana, o agente da PDI (Policia de Investigaciones de Chile) vai te entregar um papel - NÃO PERCA!!! Ele é obrigatório para apresentar quando você for embarcar de volta para casa. Ninguém te fala sobre a importância desse documento no Aeroporto, mas se perder, vai ter sérios problemas.



DICAS EXTRAS


  • DOCUMENTO: Ao programar sua viagem, lembre-se que seu RG deve ter, no máximo, 10 anos. Se seu documento é antigo, providencie outra via. Não é obrigatório ter passaporte, mas é bem mais prático e rápido com ele.

  • LEI SECA: No CHILE a Lei Seca é bem severa: somente locais autorizados podem vender bebida alcoólica (com permissão especial para isso) e NÃO OUSE SAIR PELA RUA BEBENDO porque você será preso e vai passar um aperto para resolver isso. É verdade esse bilhete!

  • NEVE: Quando programar seu passeio para ver neve, se não domina a esquiagem, não invente gastar uma fortuna em equipamentos de esqui. Ouvi casos de pessoas inexperientes que se aventuraram demais, bateram a cabeça e até perderam a memória - neve é como concreto (só que gelado). Bater a cabeça ou qualquer parte do corpo é perigoso. No parque de Farellones, você terá opções leves e divertidas sem precisar alugar nada.

  • IDIOMA: Muita gente tem receio de viajar para o exterior pelo medo de não conseguir se comunicar. Em alguns países é realmente necessário dominar outro idioma, mas o espanhol é relativamente fácil de entender e a vantagem é que eles gostam muito dos brasileiros, então se você não entender de primeira, pode pedir para repetirem devagar que você vai entender!

  • TRANSPORTE: Lá já tem Uber e Cabify, mas por enquanto é ilegal (dados de 2017). Portanto, calcule se vale o risco.


Esse é o primeiro post de uma série sobre o Chile. Você pode saber mais sobre:


- Passeio na neve - Cordilheira dos Andes

- Vinícola Undurraga

- Comidas

- Passeio no Centro + Serro Santa Lucia (usando metrô)

- Passeio no Serro San Cristobal + Pátio BellaVista + Mirante Sky Costanera

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page