• Carol Ribeiro

Esmalte: um produto, várias utilidades

Esmalte! Ta aí uma coisa que toda mulher, provavelmente, tem em casa. Por mais que você frequente um salão e tenha uma manicure periódica, de vez em quando sempre compramos um ou outro vidrinho e dificilmente usamos tudo. Quando ele fica velho, o destino é o lixo. Veja essas ideias para reaproveitar esmalte e resolver pequenos problemas do cotidiano ou inventar na decoração.


ESMALTE INCOLOR

SEGURAR BOTÃO DE ROUPA

Para evitar que a linha arrebente e você perca o botão da roupa, use o esmalte para ajudar na fixação da linha ao botão.


MANTER VISÍVEL A DATA DE VALIDADE DOS PRODUTOS

Uma camada de esmalte vai fixar a data de validade e evitar que ela se apague facilmente.


SEGURAR DESFIADO DA MEIA CALÇA

O esmalte ajuda a "segurar" o fio e impede que o desfiado aumente de tamanho. Não é uma solução perfeita, mas se o desfiado estiver num lugarzinho escondido, vai dar uma sobre-vida à meia calça.


SEGURAR STRASS DE BIJUTERIAS OU ROUPAS

Uma camada de esmalte incolor pode ajudar a fixar strass em brincos ou detalhes de roupas, pois funciona como uma cola.


EVITAR MANCHAS DE FERRUGEM NOS MÓVEIS

Para evitar que certas embalagens deixem um círculo de ferrugem no móvel, aplique uma camada de esmalte no fundo da lata. Isso se aplica a qualquer embalagem que esteja criando ferrugem: o esmalte impede que se espalhe.


COLOCAR LINHA NA AGULHA

Para quem não consegue enfiar a linha na agulha nem com reza brava, passe o esmalte (sem exagero) na ponta da linha e espere secar. Vai ficar bem mais fácil acertar a agulha.


ESMALTE COLORIDO


MARCADOR DE CHAVES

O esmalte colorido é ótimo para distinguir as chaves. Se você tiver apenas o incolor, pode aplicar uma camada e jogar glitter logo em seguida. Assim você não confundirá as chaves nunca mais!


COPOS COLORIDOS

Você pode transformar aquele copo sem graça, num porta pincéis de maquiagem ou item de decoração da casa. Despeje o esmalte no interior do copo e espalhe uniformemente.


XÍCARAS PERSONALIZADA

Essa técnica serve não só para xícaras, mas também em copos, vasos de plantas; puxador de móveis; jarros de vidro ou cachepôs.


Basicamente, a receita é a seguinte:


Uma vasilha descartável (serve pote de sorvete, vasilha de isopor ou aquelas marmitas de alumínio) ou proteja uma vasilha com plástico para evitar manchas definitivas.Encha com água (deixando um espaço para mergulhar a peça sem transbordar;Despeje uma ou mais cores de esmalte na água e misture.Mergulhe a peça - se precisar, use um palito para ajudar a desprender o fio de esmalte na hora da retirada.Coloque para secar em um local arejado forrado com plástico ou papel toalha.


Agora é só usar a imaginação e mãos à obra.


DICA EXTRA: Se você for fazer uma festa ou churrasco, pode fazer essa aplicação em copos comuns (até requeijão ou massa de tomate) e depois decorar com flores ou velas flutuantes na água: uma decoração bonita e barata! Se tem muitos copos dando bobeira aí na sua casa, tem um post inteirinho com dicas de como decorar a casa com eles.