As definições de AMIZADE foram atualizadas
top of page

As definições de AMIZADE foram atualizadas

20 de Julho - Dia da amizade. Volta e meia me pego pensando nesse conceito: AMIZADE. Treco complicado de definir, né?

Amizade é um conceito que, para cada pessoa, tem um significado e um foco diferente: tem amigo de balada, amigo de fossa, amigo de alegria e de tristeza, amigo pra tudo e amigo só para certas situações, tudo é questão de ponto de vista.


Certa vez li o seguinte:

Pessoas "boas" te trazem felicidade, pessoas "ruins" te trazem experiência e as pessoas "más" te trazem uma lição. Em todas as ocasiões você ganha. Quem tem que ficar, fica e quem não tem, segue seu caminho!

Independente de qualquer "tipo" de amigo, o que eu acho que deve vir antes da amizade, é a maturidade, a sensatez e o respeito.


Já vi pessoas que me disseram coisas do tipo "Fulano ME decepcionou, contei um segredo e ele não guardou", "Ciclana é falsa, ela finge ser minha amiga". Vou dizer o que eu penso: na maioria das vezes, não é o fulano que te decepciona, mas é você que SE decepciona porque cria expectativas a respeito do outro, do que espera que outro faça e de como ele deve agir com você.


Ninguém (exceto as crianças) chega e diz: Oi, quer ser meu amigo? Me conte seus segredos, confie em mim, eu quero saber tudo da sua vida. Nós é que acreditamos no que queremos ou presumimos que seja verdade; nivelamos as pessoas pelos nossos valores, nosso conceito de caráter e baixamos a guarda por mera suposição de que as pessoas são o que aparentam.

A grande maioria das "amizades" que vi se extinguirem foram relacionamentos que se aprofundaram de forma precipitada e superficial.


Ter um papo agradável não torna uma pessoa confiável. Ter alguém que te escuta, não torna óbvio que a pessoa compreenda o quanto seu assunto é confidencial. Portanto, uma dica: saiba diferenciar quem está sendo simpático, educado e agradável de quem é realmente seu AMIGO.


Amizade é relacionamento construído, assim como um namoro ou um casamento. Ninguém começa a namorar hoje e já conhece profundamente a pessoa daqui a um mês. Precisamos conviver, mas nem por isso devemos nos abrir com a primeira pessoa simpática que cruza nosso caminho.

Aqui vai o meu conceito: amigo é aquele que te conhece (qualidades e, principalmente defeitos) e te aceita como você é. Você não precisa mentir, omitir ou esconder quem você é ou como você pensa... 


O verdadeiro amigo te respeita, mas deixa claro quando não concorda com a sua opinião e isso não diminui a amizade. Ele não deixa de falar a verdade quando é isso que você precisa e merece ouvir; e se você for um amigo de verdade, vai saber ouvir!


Pode te ver todos os dias ou uma vez por ano e mesmo assim o sentimento continua o mesmo...


Viu? Para mim, o conceito não prioriza o velho clichê: amigo é aquele que te ajuda nas horas difíceis. Se você pensa assim, eu te respeito, mas penso que o amigo não deve ter responsabilidade de dividir o peso de todos os seus problemas pessoais.


Digo isso por um simples fato: todos temos problemas (inclusive nossos amigos) e é lidando com eles que crescemos e evoluímos. Não acho justo despejar problemas nos outros. Pedir conselhos de vez em quando, ok! Mas é preciso saber que certas decisões devem partir de VOCÊ.


Amigo de verdade torna tudo mais leve pelo simples fato de existir. Algumas vezes eles nem ficam sabendo dos meus perrengues, mas tornam o dia mais leve e me fazem sorrir só com uma mensagem no momento de stress, um tchau na rua, uma marcação em redes sociais que significa "ei, lembrei de você" e isso já basta pra recarregar a energia e lembrar que tem alguém ali que gosta de mim!

E você, já parou para pensar QUAL O SEU CONCEITO DE AMIZADE?


Se ainda não fez isso, eu sugiro que faça agora uma lista mental das características, qualidades e comportamentos que um bom amigo deve ter para entrar no seu conceito. Depois enumere as pessoas que você considera suas amigas e, por fim, verifique quantas delas você tem CERTEZA (por ações e não por teoria) que são exatamente do jeito que você criterizou.


Faça isso e acredito que você pode se surpreender com os resultados. Colegas, temos muitos; mas amigos, quase sempre, podem ser contados nos dedos de uma mão. 

273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page