Colônia de Sacramento
top of page
  • Foto do escritorCarol Ribeiro

Colônia de Sacramento

Atualizado: 22 de ago. de 2019

Embora TUDO no Uruguai seja lindo e charmoso, Colônia de Sacramento tem um 'quê' a mais! Não sei explicar, mas ali existe uma atmosfera diferente; o lugar consegue ser romântico, histórico, tranquilo e encantador.


Na minha primeira visita ao Uruguai, desisti de conhecer esse lugar por dois motivos: primeiro porque o tempo não ajudou - o frio e a chuva foram implacáveis e isso desanimou bastante; segundo, porque alguns turistas brasileiros me falaram que não acharam nada demais e que era apenas uma cidade velha com casas antigas, como as que existem no interior de MG. Que raivaaa de dar ouvidos pra esse povo!


Dica: Nunca desista de um passeio porque alguém disse que não vale a pena. Conheça e crie a SUA percepção sobre coisas e lugares.

Plaza Mayor - Vista do mirante intermediário do Farol. Depois dessa vista tem mais um lance de subida

Colônia de Sacramento fica a 180km de Montevideu, com acesso por estrada duplicada e linda paisagem. Saindo de Montevidéu você pode ir de carro ou ônibus e para quem estiver em Buenos Aires dá para chegar por meio do BuqueBus. A chegada de carro é espetacular e a entrada é cheia de palmeiras que ocupam uma longa extensão dos dois lados da estrada.

A cidade possui a parte histórica (com casas antigas e vielas estreitas, em pedra) e uma parte mais moderna, asfaltada, com ótimos restaurantes e lindas ruas cheias de comércio variado. Embora seja tudo fascinante, para  mim, o maior charme são as árvores imponentes e predominantes em todo o lugar - fomos em Março, mas pesquisando e descobri que não é assim o ano todo.

Começamos pela parte histórica, passando pela Plaza Mayor, o farol, o Portão da Cidadela, a famosa Cale de los Suspiros (rua dos Suspiros), o pequeno Porto dos Iates, a Basílica del Santíssimo Sacramento, além da feirinha, as lojas e os vários restaurantes e lanchonetes espalhados por todo o lugar.



A Cale de Los Suspiros ou "Rua dos Suspiros" é uma das ruas mais antigas de lá. Tipicamente portuguesa, ainda possui a pavimentação original.


Várias histórias permeiam o passado dessa rua.


Segundo uma das histórias, por ali passavam os condenados à morte, que caminhavam na rua em direção ao rio, onde seriam fuzilados ou se afogarem quando a maré subisse.


Outra história conta que essa rua abrigava alguns prostíbulos, refúgios de marinheiros cansados e ansiosos por diversão que desembarcavam em terra firme e galanteavam as prostitutas e suspiravam de desejo.


A última história, e a mais romântica, conta que uma noite lua clara, uma jovem apaixonada esperava seu amado, quando um mascarado cravou uma adaga no seu peito.


Tudo que se ouviu foi seu último suspiro apaixonado. Muito assunto pra uma rua só, né não?!

O farol de Colônia foi inaugurado em 1857. Construído sobre as ruínas do convento São Francisco que havia sido destruído por um incêndio, muitos anos antes. Algumas paredes do antigo convento continuam de pé.


São 118 degraus, começa em uma base quadrada e passa por um formato cilíndrico.


A subida é bem apertadinha, mas a vista compensa, proporciona visão de 360 graus e permite ver até Buenos Aires na margem oposta do Rio da Prata. DICA: se possível, suba durante o pôr do sol para curtir o espetáculo e ver os reflexos na cidade.


Não vou mentir, dá uma pequena aflição subir esse farol, apertadinho, teto baixo, tipo passa um, na escada caracol. Mas mesmo assim, vale a pena! Veja um pouquinho dessa aventura no VÍDEO da viagem.


Como não podemos deixar de falar sobre comida, recomendo o Vintage. Fica no entorno da Plaza Mayor e tem uma mini pizza MA-RA-VI-LHO-SA! Aliás, existem muitas opções com comida boa por lá.


Fizemos somente um dia de passeio e voltamos para Montevidéu ao entardecer, mas gostaria muito de ter ficado mais tempo, experimentado a noite em Colônia. Se eu voltar ao Uruguai, com certeza esse roteiro não vai ficar de fora. Entretanto, mesmo se você não quiser pernoitar lá, com certeza vale a pena fazer um bate-volta.


Colônia de Sacramento tem vários cantinhos deliciosos. Dá vontade de sentar em cada lanchonete, entrar em cada lojinha e ficar admirando cada paisagem.


Logo atrás de onde fiz essa foto do murinho branco, fica a Feira Artesanal - com tipos variados de produtos: desde comida, brinquedos, roupas, lenços, decoração, pedras, bijuterias, chapéus (este que estou usando foi comprado lá), imãs de geladeira (adoro e acho que são a melhor lembrancinha) instrumentos musicais, artigos de decoração e muitas outras coisas legais.

Não deu pra tirar fotos legais, mas não ficaram boas. São vários quiosques em direções diferentes, envoltos por árvores e banquinhos à sombra. Apesar das fotos não estarem legais, dá pra ver bem pelo vídeo que está no final do post. Vale a pena passar por essa feira. Fica perto do Campus Municipal Prof.Alberto Suppici (um estádio localizado na Rambla Costanera).


A Basílica do Santíssimo Sacramento é a igreja mais antiga do país. De arquitetura simples, foi construída em 1680 e conserva características originais, com estilo Espanhol e Português. Serviu de refúgio para pessoas que buscavam se esconder durante os conflitos na época da colonização. Passou por muitas reformas ao longo dos anos, sendo conservada como símbolo histórico na cidade.

Colônia é super charmosa. Cheia de estabelecimentos rústicos e elegantes, pessoas amistosas e sorridentes, comidas deliciosas e TUDO, eu disse TUDO é absolutamente lindo para tirar foto e filmar.


O passeio por agências não é dos mais baratos, mas ainda assim vale a pena. Se estiver num grupo de 3 ou 4 pessoas, sai mais barato alugar um carro do que pagar pelo passeio - e pode ir tranquilo, a estrada é excelente e o caminho super fácil de encontrar.


Colônia é charmosa e intimista, carregada de história e beleza. Se tiver oportunidade de ficar em Colônia por mais de um dia, recomendo! Assim você pode explorar o lugar com calma e sem roteiro definido por um guia; vai se surpreendendo e parando onde der vontade e pelo tempo que quiser.


Fico por aqui. Espero que tenham gostado e não deixe de conferir os vídeos da viagem pelo Youtube. Tem uma série de post' sobre as férias no URUGUAI. O resto já sabe; bateu dúvidas? Só mandar nos comentários...


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page