Não to nem aí pra feed organizado
top of page

Não to nem aí pra feed organizado

Atualizado: 24 de out. de 2020

Quando surgiram as primeiras redes sociais, a principal função era mostrar para as pessoas os nossos gostos, ideias e pensamentos.


Na época do Orkut as pessoas postavam o que realmente gostavam (por mais estranho que fosse) e ninguém ligava muito se aquilo ia prejudicar a imagem, a gente achava legal, publicava e pronto.


Isso mudou - e mudou MUITO. Já faz um tempo que venho querendo falar disso e cada vez que entro no Instagram e vejo um feed muito organizadinho, isso me incomoda e logo penso: FALSOOO!


Penso isso, por um simples motivo: a vida real não segue uma cartela de cores, ela é cheia de nuances variadas - graças a Deus!

Nos dias de hoje, seria ilógico pensar que a tecnologia só tem o lado ruim e acho radical as pessoas desativarem as redes e simplesmente sumirem do mundo digital.


Gosto de marcar os amigos, como uma forma de dizer "lembrei de você" ou "eu sei do que você gosta". Acredito que acompanhar as redes nos permite estar menos distante das pessoas que não podemos ver tanto quanto gostaríamos. E para esse ponto quero ressaltar um detalhe importante: devemos tomar cuidado com isso e não deixar a amizade virtual nos tornar acomodados demais.

É preciso viver a vida de carne e osso, abraçar as pessoas, visitar os amigos e saber a hora de sair do virtual para o real.

Ouvi esse alerta de um grande amigo (que estão cada dia mais escassos), num de nossos encontros e, simplesmente, não conseguimos lembrar qual a última vez que nos vimos pessoalmente. Obrigada pelo toque, amigo! Vamos nos vigiar...

Voltando ao foco: postar nas redes sociais, OK! Compartilhar alguns acontecimentos pessoais, OK! Mas o que me espanta é a preocupação excessiva com a APARÊNCIA em detrimento da REALIDADE.


As pessoas querem parecer felizes o tempo todo, postando uma infinidade de fotos de uma "vida perfeita" - às vezes a foto foi tirada há meses, mas fica armazenada esperando o "momento perfeito" porque tem que combinar com o feed, claro!


Conheço gente que tira milhares de fotos e fica esperando combinar com o feed. A sensação é que, cada dia mais, os momentos servem para ser postados e não para ser vividos.


Outro dia vi um vídeo: um casal descendo numa tirolesa, enquanto alguém filmava lá de cima. A moça estava tão preocupada em descer fazendo pose e sorrindo pra câmera que ela nem aproveitou a descida, não soltou os braços, não curtiu, não viveu o momento; tudo pra ficar fazendo pose e sair bem na foto.


Conheço gente que toma um sorvete hoje, mas não posta porque não vai combinar com as cores do perfil.


Gente, para com essa neura de querer mostrar pro mundo que sua vida se encaixa numa cartela de cores, que você é THE BEST o tempo todo; vai viver!

As pessoas não curtem o momento, preocupadas em registrar o fato para ser curtido em algum momento.

Cara, pouco me importa se meu feed está visualmente bonito, eu quero é ser feliz e verdadeira!


Não vou ser hipócrita a ponto de dizer que meu perfil representa a totalidade da minha vida. Claro que a gente seleciona as fotos e escolhe o que vai mostrar pro mundo. Até porque nossa vida não é um Big Brother pra ser exposta na internet, mas também não me preocupo se a foto de hoje combina com a de ontem ou se existe sincronia de cores.


Eu tento me vigiar ao máximo para não perder o controle do que é saudável e para não deixar de viver, só para captar o clique perfeito, esquecendo de curtir o momento. É preciso saber dosar!


A regra de ouro para redes sociais é APRECIE COM MODERAÇÃO, caso contrário você pode entrar numa escravidão digital e sem perceber a armadilha, você vai deixa de curtir as pessoas ao seu redor só porque precisa de uma foto que combine com a paleta de cores do seu feed.

Mulher segurando placa de sorriso

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page