Carol Ribeiro

1 de jul de 20193 min

Salada sem tempero - NINGUÉM MERECE

Já falamos sobre o segredo pra gostar de saladas e também sugestões de pratos saudáveis, hoje o assunto é o tempero da salada!!!

Hoje em dia existe uma infinidade de temperos prontos e receitas na internet.

Eu não sou muito adepta do produtos industrializados, pela quantidade de conservantes e corantes, mas para quem vai começar a consumir saladas, comprar pronto ainda é melhor do que nada! Então comece consumindo os industrializados e vai amadurecendo a ideia de preparar os próprios temperos em casa.

Temperos que gosto de usar:

CHIMI-CHURRI

Tempero típico da Argentina e Uruguai, é uma mistura de ervas e temperos. O composto tem salsinha, alho, tomilho, orégano, louro... entre outras coisas saborosas e principalmente saudáveis! Você encontra o molho pronto ou a mistura desidratada, em supermercados e hortifruti.

Eu prefiro comprar a mistura desidratada e acrescentar azeite na hora de servir - só o suficiente para a refeição.

AZEITE DE OLIVA

Fica bom com tudo e faz bem pra saúde!

Atenção: saiba diferenciar azeite de oliva do óleo misto. Óleo misto, além de não ter um sabor tão bom, não é tão saudável quanto o Azeite de Oliva Extra Virgem.

Leia o rótulo, verifique se está comprando realmente azeite de oliva.

Observe a Acidez, quanto menor, mais puro e saudável. A maioria dos azeites nos supermercados tem acidez até 0,5% - tente não comprar muito acima disso. Dê preferência aos azeites de embalagem de vidro, de cor escura: isso previne a incidência de luz que, em contato com o óleo, faz com que ele perca propriedades nutricionais.

SAL ROSA DO HIMALAIA

O sal rosa é considerado o mais puro do mundo, ajuda a eliminar toxinas do corpo, regula a produção de óleo na pele, tem alta concentração de nutrientes, promove a saúde vascular, previne cãibras musculares, fortalece os ossos, entre outras funções do bem.

Para você ter uma ideia: 1 grama de sal rosa contém 230 gramas de sódio; essa concentração no sal comum sobe para 400 mg de sódio.

O sal rosa é mais caro? SIM, mas me diz: vale a pena economizar no sal e arriscar sua saúde? Além disso, não somos gado para comer um kilo de sal por mês, portanto, é um gasto que se reverte em benefícios para a saúde, então considero, praticamente, investimento.

LIMÃO

Outro coringa na cozinha. O limão é um "severino" - serve pra tudo. É um ótimo tempero para saladas, peixes e frango.

 

Auxilia na digestão, reduz o risco de câncer no esôfago, é um bom aliado para o emagrecimento, equilibra os níveis de pH do sangue, evita envelhecimento precoce, ativa o sistema imunológico, ajuda a prevenir problemas ósseos e de anemia, e por aí vai...

VINAGRE BRANCO

Outro ingrediente com 1001 utilidades (vale até um post só com esse assunto no futuro). Mas, voltando ao foco, o vinagre é ótimo para temperar saladas (principalmente folhas).

Além do sabor que traz para a salada, pode ter benefícios significativos à saúde devido ao seu conteúdo de ácido acético. Ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue, auxilia no controle de peso, do colesterol e possui propriedades antibacterianas que auxiliam na digestão.

Agora é botar a mão na massa.

Existem diversos tipos de molhos. Se você jogar no google, vai encontrar uma infinidade de receitas.

O jeito é ir pra banca de teste, experimentar, fazer combinações e descobrir o que agrada mais ao seu paladar.

Tem algum tempero diferente na sua lista? Conta pra gente nos comentários...

E para finalizar, um bônus para você espantar a preguiça e começar a mudança já! Depois me conta se gostou, quero saber...

****************************

BÔNUS DO POST

Molho de iogurte

1/2 copo de iogurte desnatado

1 colher de sopa azeite

1 colher de sopa vinagre

1/2 cebola

2 dentes de alho

1 pitada de sal

Pimenta do reino branca e óregano a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com a salada de sua preferência.

    4370
    1