terça-feira, 24 de julho de 2018

Diamantina - parte 3: Parque Biri Biri

Quando relembro minha viagem para Diamantina, sempre me dá vontade de voltar! Foi apenas um fim de semana + feriado, mas eu curti tanto que valeu mais do que muitas viagens de férias que eu já fiz.

Se você perdeu as partes que já mostramos, confere sobre A cidade AQUI e também sobre A Vesperata AQUI.

Pra encerrar esse tour, vamos falar do Parque Estadual e a Vila do Biribiri, simplesmente LINDO!

O PARQUE

Criado em 1998, o parque Biribiri está localizado na Serra do Espinhaço e sua entrada fica a aproximadamente 13 km de Diamantina. Possui uma portaria, onde os guardas florestais coletam informações sobre a origem e a quantidade de passageiros no veículo, repassam as informações sobre o parque (horário de funcionamento, distâncias, regras gerais para respeitar fauna e flora, não deixar nenhum tipo de lixo, etc) e depois disso é só curtir a paisagem e as cachoeiras.




São 17 mil hectares de cerrado mineiro, campos de flores sempre-vivas, muitas trilhas para poços e cachoeiras bem sinalizados e de fácil acesso.

O parque conta com a Cachoeira dos Cristais, Cachoeira da Sentinela, Poço da Água Limpa, Poço dos Estudantes, Mirante da Cruzinha, muitas nascentes cristalinas, pedreiras, formações rochosas, a Vila de Biribiri, entre outros cantinhos lindos de ver e fotografar!

No Mirante da cruzinha, a vista é maravilhosa. Dá para ver algumas corredeiras bem pequeninas e ao fundo, a pontinha das casas de Diamantina.

MIRANTE DA CRUZINHA

A Cachoeira da Sentinela foi o que eu mais gostei. Água rasa e extremamente limpa (veja no vídeo do final que não estou exagerando), nenhuma foto conseguiu captar a lindeza dessa cachoeira. Achei ótima para crianças, idosos e gente medrosa como eu - acho lindo, mas tenho medo de água!!!

CACHOEIRA DA SENTINELA

CACHOEIRA SENTINELA

PONTE DE ACESSO PARA CACHOEIRA DOS CRISTAIS


A ponte parece medonha, mas é bem larga e super firme. Os carros ficam estacionados logo antes dela e o trajeto seguinte até a cachoeira é bem curtinho, super tranquilo.

Claro que ao redor de cachoeira sempre existem muitas pedras, por isso é preciso ter cuidado para não cair. Vimos um grupo de pessoas, incluindo muitos idosos, que não tiveram problema em chegar até a margem.

CACHOEIRA DOS CRISTAIS


Essa cachoeira também é linda, mas é daquelas que me dá medo pela imponência e profundidade. Possui uma vista espetacular - na direção de onde estou olhando na foto.

Só não tirei mais fotos porque teve uma mulher totalmente sem noção que simplesmente resolveu nadar PELADA e acabou com toda nossa graça! Realmente, não tinha a mínima condição para eu fazer boas fotos com uma "paisagem" daquela atrás de mim, néééé. "Miga, seje menas!"(Entendedores entenderão).

A VILA

Biribiri é um lugar pra RESPIRAR e curtir...

A vila foi criada para abrigar uma indústria têxtil - fundada em 1876 e desativada em 1972. No auge do funcionamento, chegou a ter 600 funcionários, além de escola, armazém, barbearia, igreja, clube, restaurante e energia elétrica própria. O rio Biribiri - que corta o parque - moveu as turbinas da usina que gerava a energia para a fábrica e a vila.



Atualmente a Vila possui uma pousada e dois restaurantes: do Adilson e do Raimundo Sem Braço (que realmente é sem um braço). Escolhemos este último e fomos muito, mas muitooo bem atendidos. A comida estava maravilhosa e só de lembrar do frango com quiabo, chega a dar água na boca.










Fiquei com muita vontade de me hospedar lá e esse ainda será um dos meus próximos destinos. Imagino o silêncio da vila à noite, a calmaria, o som da natureza; deve ser revigorante!

A atmosfera rural e graciosa é um carinho para os olhos e para a alma. Esse lugar possui uma energia muito boa. E caso você pense: Ahhh, a Carol está exagerando, será que é isso tudo mesmo? Em 1998 o Vilarejo foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Ta bom pra você?!

E pra finalizar, o videozinho que a gente ADORA! Agora só falta você marcar o fim de semana e #partiuDiamantina.


Atualizações do Instagram

Topo