sábado, 23 de junho de 2018

Dica de leitura: Extraordinário

Sabe aquele livro que fica na fila por um looongo tempo e quando você finalmente lê, se pergunta: porque eu demorei tanto tempo para começar essa leitura?! Já faz um tempinho que terminei e ainda tenho certa dificuldade em explicar o quanto esse livro agrega em conhecimento, reflexão e lição de vida.


Extraordinário é um livro de linguagem simples, leitura rápida e muito gostosa. O livro traz não só uma história legal, mas uma mensagem importante e muitas frases para refletir e motivar.

A autora R.J.Palácio teve inspiração para o livro ao encontrar uma menina com deformidade facial e ver a reação de seus filhos. Para ela foi um momento impactante e resolveu escrever o livro para alertar as pessoas para esse tipo de situação, na qual podem ferir o sentimento de alguém até mesmo com um simples olhar.

Sem contar mais do que o necessário, vamos resumir o básico. A história conta um pouco sobre a  infância August, um menino brilhante, inteligente, sensível e divertido que tem uma deformação facial e por isso sofre inúmeras dificuldades para tentar viver uma vida normal e se relacionar com as pessoas.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

"Se cada pessoa tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouquinho mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor."

"Seus feitos são seus monumentos."

"Acho que deveria haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

Sabemos o quanto crianças podem ser cruéis, mas também como são amáveis e o livro retrata muito desse universo, porém muitos outros indivíduos que reconhecemos do nosso cotidiano estão presentes no livro: uma amizade que se afasta de repente, outra que nos engana, alguém que é amável conosco, fala sobre preconceito, beleza interior, sinceridade, coragem e perdão.

Acho muito interessante quando o autor retrata o ponto de vista de vários personagens, dessa forma podemos construir um cenário onde não existe nada totalmente certo ou errado, mas sim atitudes humanas, passíveis de erro e acerto.

Não existe um único capítulo em vão. Não há uma frase no livro que não seja pertinente, necessária e maravilhosa. Nos dias de hoje, em que se fala tanto em diversidade, respeito, individualidade e a necessidade de mais gentileza e amor entre as pessoas, esse livro é completamente atual e espetacular. Arrisco dizer que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, para ensinar não só sobre literatura, mas também sobre sentimentos.

Extraordinário é para todas as idades, para todas as pessoas. Recomendo e espero mesmo que você leia esse livro!

Atualizações do Instagram

Topo