sexta-feira, 20 de julho de 2018

As definições de AMIZADE foram atualizadas

20 de Julho - Dia da amizade e hoje me peguei pensando nesse conceito: AMIZADE. Treco complicado de definir, né?


Amizade é um conceito que, para cada pessoa, tem um significado e um foco diferente: tem amigo de balada, amigo de fossa, amigo de alegria e de tristeza, amigo pra tudo e amigo só para algumas situações, tudo é questão de ponto de vista.

Certa vez li que:

Pessoas "boas" te trazem felicidade, pessoas "ruins" te trazem experiência e as pessoas "más" te trazem uma lição. Em todas as ocasiões você ganha. Quem tem que ficar, fica e quem não tem, segue seu caminho!

Independente de qualquer "tipo" de amigo, o que eu acho que deve vir antes da amizade, é a maturidade e a sensatez.

Já vi pessoas que me disseram coisas do tipo: "Fulano ME decepcionou, contei um segredo e ele não guardou", "Ciclana é falsa, ela finge ser minha amiga".

Vou dizer o que eu penso. Na maioria das vezes, não é o fulano que te decepciona, mas é você que SE decepciona a partir do momento que cria expectativas a respeito do outro, do que espera que outro faça e de como ele deve agir com você.

Ninguém (exceto as crianças) chega e diz: Oi, quer ser meu amigo? Me conte seus segredos, confie em mim, eu quero saber tudo da sua vida.

Nós é que acreditamos no que queremos ou presumimos que seja verdade. Nivelamos as pessoas pelos nossos valores, nosso conceito de caráter e baixamos a guarda por mera suposição de que as pessoas são o que percebemos pela nossa primeira impressão.


A grande maiorias das "amizades" que vi se extinguirem foram relacionamentos que se aprofundaram de forma precipitada e superficial. Ter um papo agradável não torna uma pessoa confiável. Ter alguém que te escuta, não torna óbvio que a pessoa compreenda o quanto seu assunto é confidencial.

Portanto, uma dica: saiba diferenciar quem está sendo simpático, educado e agradável de quem é realmente seu AMIGO.

Amizade é relacionamento construído, assim como um namoro ou um casamento. Ninguém começa a namorar hoje e já conhece profundamente a pessoa daqui a um mês. Precisamos conviver, mas nem por isso devemos nos abrir com a primeira pessoa simpática que cruza nosso caminho.


Já que esse é o tema, aqui vai o meu conceito: amigo é aquele que nos aceita como somos, mas não deixa de falar a verdade quando é isso que merecemos e precisamos ouvir... Ele respeita, mas deixa claro quando não concorda com a sua opinião e isso não diminui a amizade... Pode te ver todos os dias ou uma vez por ano e mesmo assim o sentimento continua o mesmo... Você não precisa mentir ou esconder o que você é ou como você pensa... 

Viu? Para mim, o conceito não prioriza o clichê: amigo é aquele que te ajuda nas horas de dificuldade. Se você pensa assim, eu te respeito, mas penso que o amigo não deve ter a responsabilidade de atuar na sua vida e suportar seus problemas pessoais. Digo isso por um simples fato: se eu tenho um problema, meus verdadeiros amigos tornam tudo mais leve pelo simples fato de existirem. Muitas vezes eles nem ficam sabendo dos meus perrengues, mas me mandam uma mensagem num momento de stress que me faz sorrir ou me convidam para um encontro quando não tenho um segundo livre a agenda, mas aquele convite significa "ei, você é importante para mim" e isso me basta!



E você, já parou para pensar QUAL O SEU CONCEITO DE AMIZADE?

Se ainda não fez isso, eu sugiro que faça agora uma lista mental das características, qualidades e comportamentos que um bom amigo deve ter para entrar no seu conceito. Depois enumere as pessoas que você considera suas amigas e, por fim, verifique quantas delas você tem CERTEZA (por ações e não por teoria) que são exatamente do jeito que você criterizou.

Faça isso e acredito que você pode se surpreender com os resultados. Colegas, temos muitos; mas amigos, quase sempre, podem ser contados nos dedos de uma mão. 

Atualizações do Instagram

Topo