sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Saladas coloridas, saborosas e práticas

Ano novo, vida nova, promessas velhas... É chegada a hora de elaborar aquelas resoluções que todo ano a gente renova e depois esquece no fundo da gaveta. E sempre tem uma boa desculpa: tempo corrido, outras prioridades, semana que vem eu começo!

Hoje vamos falar sobre uma das maiores promessas de ano novo, senão a maior delas: FAZER DIETA! Mas não vou falar propriamente sobre dieta, mas sim sobre REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Até pouco tempo atrás eu não era muito fã de comer saladas. Honestamente, em toda a minha vida, nunca curti muito, mas de 1 ano para cá isso mudou.

Em 2016 tive um ganho de peso pela correria do dia, um pouco de preguiça e comodismo também. Quando assustei já estava com o guarda roupa todo apertado e me vi obrigada a entrar numa dieta rigorosa para voltar ao meu peso normal, melhorar as taxas dos exames e consequentemente cuidar da saúde.

Não vou dizer que foi fácil, principalmente no começo. Pesquisei muito, conversei com amigos, fiz alguns testes malucos (que não deram certo) e procurei um médico. Vi que realmente era questão de saúde, pois minhas taxas não estavam boas.

Com a ajuda do nutrólogo, fui desenvolvendo maneiras para me adaptar à nova rotina e não me sentir aprisionada numa vida triste de quem só come por obrigação e sem nenhum prazer.

Emagreci 14 kg... isso mesmo, você não leu errado! E o mais legal é que adquiri um novo estilo de vida e alimentação. Hoje tenho prazer com um bom prato de salada e quando faço uma ingestão alta de carboidratos, meu corpo reclama horrores. Não deixei de comer umas bobagens de vez em quando, mas sem exageros (nada como se o mundo fosse acabar amanhã).


Então hoje vou mostrar alguns pratos da minha Reeducação Alimentar. Parece complicado, mas não é. Vamos elevar o nível da categoria SALADAS, sem complicação!

Uma boa salada tem 2 segredos: cor e tempero!
Se souber combinar isso, é sucesso garantido.

Uma salada colorida é sempre mais convidativa. Mistures ingredientes com cores diversificadas. Se a comida ficar toda muito verde, por exemplo, não vai despertar tanto o apetite quanto um prato com vermelho, roxo, verde e amarelo!

Praticidade sempre: adiante algumas etapas para ganhar tempo.

Para agilizar a vida, pique os legumes para mais de uma refeição, suficientes para 2 ou 3 dias, armazenados separados na geladeira - isso facilita na hora de montar o prato. Funciona muito bem para repolho, beterraba, cenoura - eu uso todos crus, se você vai cozinhar, deixando pelo menos picado já adianta o processo.

Congele pequenas porções de carne totalmente pronta. Retire na noite anterior e deixe na geladeira. Testei com frango grelhado em cubinhos e com carne de panela, deu super certo e não alterou o sabor. Se preferir preparar na hora da refeição, congele em pedaços pequenos - o descongelamento é bem mais rápido do que os bifes ou pedaços grandes.

A gente come primeiro é com os olhos!

Conhece aquela expressão "de comer com os olhos", pois bem: ela faz todo sentido. Monte um prato bonito: se tiver uma louça diferente, um jogo americano, uma toalha de mesa, USE - vai fazer diferença no seu apetite. Uma salada bonita, enche os olhos e aguça o paladar. Além disso, qual a graça de ficar guardando as coisas bonitas para um certo dia? Faça de hoje um dia especial, use as coisas que você tem, agrade a si mesmo. Como BÔNUS, veja esse vídeo AQUI, do canal JOUT JOUT  (que eu amo mais que chocolate) é totalmente sobre isso que estou dizendo.

Fuja do óbvio. Teste o "diferente"!

Experimente vários temperos e descubra quais você mais gosta. Às vezes eu passo o tempero no fundo do prato antes de montar a salada, outra eu coloco o tempero por cima. Faça experiências, teste sabores e combinações.

Hoje em dia existe uma infinidade de temperos prontos ou receitas na internet. Olhe com atenção nas prateleiras dos supermercados e vai ver a infinidade de opções que existe. Eu não sou muito adepta do molho pronto, pela quantidade de conservantes e corantes, mas para quem vai começar a se acostumar com as saladas, comprar pronto ainda é melhor do que nada! Então comece consumindo os industrializados e vai amadurecendo a ideia de preparar os próprios temperos ao longo do tempo.
Temperos que gosto de usar:

CHIMI-CHURRI
Tempero típico da Argentina e Uruguai, é uma mistura de ervas e temperos. Você encontra facilmente em supermercados ou hortifruti. Embora exista o molho pronto, eu prefiro comprar a mistura desidratada e misturar ao azeite na hora de servir - só o suficiente para aquela refeição. O composto tem salsinha, alho, tomilho, orégano, louro... entre outras coisas saborosas e principalmente saudáveis!

AZEITE DE OLIVA
Meu melhor amigo na cozinha, simplesmente A-M-O azeite. Fica bom com tudo! Detalhe: Não gosto daqueles azeites em lata, prefiro as embalagens de vidro. Não tenho uma explicação científica, mas são sabores completamente diferentes.

SAL ROSA DO HIMALAIA
Desde que fiz a dieta com acompanhamento de um nutrólogo, troquei definitivamente o sal lá de casa. O sal rosa é considerado o mais puro do mundo, ajuda a eliminar toxinas do corpo, regula a produção de óleo na pele, tem alta concentração de nutrientes, promove a saúde vascular, previne cãibras musculares, fortalece os ossos, entre outras funções do bem.

Para ter uma ideia, 1 grama de sal rosa contém 230 gramas de sódio; essa concentração no sal comum sobe para 400 mg de sódio.

O sal rosa é mais caro? SIM. Mas me diz: vale a pena economizar no sal e arriscar sua saúde? Além disso, não somos gado para comer um kilo de sal por mês, portanto, é um gasto que se reverte em benefícios para o seu corpo, então ao meu ver é praticamente investimento.

LIMÃO
Outro coringa na cozinha. O limão é um "severino", serve pra praticamente tudo! É um ótimo tempero para peixes, saladas e frango. 

Auxilia na digestão, reduz o risco de câncer no esôfago, é um bom aliado para o emagrecimento, equilibra os níveis de pH do sangue, evita envelhecimento precoce, ativa o sistema imunológico, ajuda a prevenir problemas ósseos e de anemia, e por aí vai...

KETCHUP
Uso pouco ketchup, mas para alguns tipos de salada dá um toque especial e fica muito gostoso. No caso do ketchup eu prefiro passar no fundo do prato e colocar a salada por cima. À medida que você for comendo, ele vai se misturando naturalmente nos ingredientes.

VINAGRE BRANCO
Outro ingrediente que tem 1001 utilidades (vale até um post só com esse assunto no futuro). Mas, voltando ao foco, o vinagre é ótimo para temperar saladas (principalmente folhas) e além do sabor, ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e possui propriedades antibacterianas que auxiliam na digestão. 

Agora que já apresentei os ingredientes que uso nos temperos e não tem mistério nenhum, vamos ao que interessa mesmo. A montagem dos pratos:
















Estas são algumas (das várias) combinações que fiz. 
E funciona assim: tem dias que a gente está mais inspirado, outros com preguiça; tem dias que a gente se empolga e compra ingredientes frescos, outros a gente cata o que tiver na geladeira. O importante é entender que sua saúde vai agradecer muito e retornar como bem estar, disposição, redução no risco de doenças e de quebra um corpo mais preparado para o futuro e, porque não dizer, mais bonito também!

No começo a fome aperta, mas com um pouco de esforço e vontade é possível manter o ritmo e depois de pouco tempo o organismo começa a assimilar as mudanças e reagir de forma diferente. 

O estômago é um músculo, que funciona como uma sanfona; aumentando e se contraindo. Ele pode aumentar até 40 vezes o seu tamanho. 

Quando você faz refeições menores com maior frequência, não acumula fome para comer uma montanha de comida e isso auxilia na redução do tamanho do estômago, pois evita sua constante dilatação.

Hoje não consigo comer muito carboidrato como antes e quando faço isso noto uma lentidão, uma moleza depois da refeição e um cansaço atípico. Esse é outro segredo da reeducação alimentar:

Observe seu corpo, veja como ele reage à cada refeição
de acordo com os horários e o cardápio que você ingeriu.

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Pulo do gato:
- Saiba o que entra no grupo dos carboidratos e o que entra no grupo das proteínas. Carboidratos são necessários, porém em pouca quantidade e não com o exagero que costumamos comer. Proteínas são bem vidas e ajudam a ter energia para prática de exercícios físicos.
- Água é um santo remédio e ajuda MUITO (muito mais do que podemos imaginar). Aumentar o consumo de água é essencial para manter o corpo saudável.
- Falando em água, ela também é essencial para a correta absorção das fibras pelo organismo. Se entupir de fibras e consumir pouca água pode trazer resultados contrários ao esperado.
- É preciso respeitar os horários das refeições. Não se deve esperar a fome reclamar no estômago para comer alguma coisa.
- Existem muitas coisas saborosas e saudáveis, mas temos o mau hábito de seguir o caminho mais rápido, a comida mais fácil de fazer ou mais fácil de comer.
- Nunca vá ao supermercado com fome: é uma armadilha para comprar tudo que você não precisa e não deve comer!

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E para finalizar, um bônus para você espantar a preguiça e começar a mudança já! Me digam se gostou, quero saber... Se tem uma dica também, compartilha com a gente nos comentários. Até mais...

BÔNUS DO POST
 Molho de mostarda e mel

- 3 colheres de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de mostarda
Preparo: em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem, com a ajuda de um garfo ou fuê (batedor de ovos).

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