quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Decoração de Natal - moderna e descontraída

Tá chegando a hora! A melhor festa do ano (para alguns é o carnaval, mas para mim ainda é o Natal). É hora de planejar as festas, encher a casa com amigos e comida, descongelar o Roberto Carlos para o show do fim de ano e... decorar a casa!!!

Acho que já deu para perceber o quanto eu adoro um "faça você mesmo". E como estamos quase em dezembro, eu sugiro aproveitar materiais simples em uma decoração original e criativa utilizando ideias práticas para alegrar vários cantos da casa e fugir daquela decoração comprada pronta na loja. Que tal fazer diferente esse ano e fugir da tradicional árvore sozinha no canto da sala?

Começando pelo super básico, com um material que todo mundo tem acesso: PAPEL!
Se você não tem uma guirlanda, pode improvisar uma bem charmosa apenas usando papel. Utilize um papelão no fundo para dar firmeza, recorte e cole as partes. As imagens das pontas são com cartolina ou papel colorido e a do meio é feita com miolo do papel higiênico pintado.



Outro artigo que é bem comum ter em casa e, se você não tem, custa super baratinho: as famosas bolas de Natal. No tempo de vovó todo mundo tinha essas bolas em casa (podia nem ter árvore, mas tinha umas bolas). As coitadinhas caíram um pouco de moda e andam meio desvalorizadas ultimamente, mas rendem lindos arranjos.

Destaque para a primeira imagem: repare nas pequenas estrelas em papel dourado salpicadas pela mesa da ceia. Um charme à parte!



Ficam lindas em uma moldura na parede; com galhos secos pintados com tinta spray ou ainda mesclando as bolas e o pisca-pisca dentro de um jarro de vidro (se não tiver um, use a queijeira de vidro ou uma garrafa de bebida - como já mostrei nesse post AQUI).

Para quem tem um pouco mais de destreza com artesanato, pode produzir arranjos com miolo de papel higiênico, feltro, bolinhas de isopor, canetinhas coloridas, pedaços de tecido, copos descartáveis, cartolina colorida e até meia velha (recheada de arroz). É só jogar a ideia que te agrada no google que vem uma chuva de PAP.

O boneco de meia é lindo cabe em qualquer cantinho. Confere a receita dele AQUI.
O boneco gigante é feito com copos descartáveis grampeados, TNT para fazer o cachecol e Cartolina para fazer o chapéu, olhos, nariz e botões. Veja AQUI.



Outro item clássico do Natal são as velas. Elas possibilitam um leque de opções para enfeitar a mesa de jantar, mesinha de canto, um aparador, em cima da cômoda, etc...

Repare nas folhas que foram pintadas com spray dourado e amarradas à vela. Você pode aproveitar essa ideia e com mais folhas secas fazer uma guirlanda ou utilizar na decoração do centro de mesa. 

Na imagem do meio vemos uma decoração mais descontraída para quem gosta do lúdico. As taças foram pintadas com tinta guache. E por último conchas de cozinha com pequenas velas, ramos verdes e uma pinha seca no topo para esconder o prego ou prendedor.



Grãos simbolizam a fartura e tanto a noz quanto a canela ou o anis estrelado são típicos do Natal, ficam lindos na decoração. Use os grãos que você tiver em casa. Pode utilizar lentilha, milho, feijão e até frutas!



Mas para quem não abre mão da boa e velha árvore e que não tem espaço em casa ou a grana ta curta; dá para recorrer à criatividade do nosso "faça-você-mesmo" e espalhar algumas pequenas árvores pela casa.

MODELOS E OPÇÕES DE ÁRVORES

- Colheres de plásticos coladas numa base de isopor ou papel em formato de cone;
- Dobradura de papel espetada em palito de churrasco. A base pode ser em madeira, ou um vasinho com areia. Pode imprimir notas musicais, um poema que você goste ou estrelas e desenhos natalinos. Importante é não esquecer da estrela na ponta, que dá o charme da árvore;
- Cone de papel com bolinhas de tecido coladas em camadas. Use a cor de sua preferência!


- Palitos de picolé pintados (ou não) e fixados com cola quente;
- Dobradura de papel verde - passo a passo AQUI; ou um outro modelo AQUI;
- E pasmem: Revista velha - basta dobrar as pontas da revista e enfiar no meio com uma pitada de cola e depois passar spray dourado. Se não tiver revista velha, pode ser com aqueles folhetos de loja (farmácia, vestuário, móveis e eletrodomésticos).


Outra boa opção é usar aqueles bloquinhos de recado "post-it" e fazer uma árvore na parede ou no espelho.


O sisal também dá um efeito rústico maravilhoso: use como base um cone de isopor ou papel firme e se quiser a árvore oca, basta cobrir o cone com papel filme e depois de trançar o sisal cheio de cola e deixar secar, retire a base com cuidado!


E para quem tem crianças em casa, é uma boa oportunidade de fazer uma atividade com os pequenos. Vale papel adesivo na parede, jujubas no palito espetadas no cone de isopor ou cartolina com dobradura que pode ir direto na parede ou numa caixa de papelão!


A dobradura de papel pode criar belos adornos, com custo baixo e nem por isso menos bonitos. Para quem tem sorte de achar pinhas secas, um pouco de cola e glíter já operam uma transformação digna de mesa de centro!


Para finalizar gostaria de deixar um lembrete: não há nada errado em enfeitar a casa com as tradições natalinas, mas não podemos nos esquecer do verdadeiro motivo da festa que é o nascimento de JESUS. Portanto, enfeitem a casa sim mas não esqueçam de que o melhor presente de todos é a bondade no coração, compaixão com o próximo e a paz!

Quem quiser ver a decoração lá de casa, me segue no Facebook e Instagram. Ao longo de dezembro vou postar vários cantinhos decorados da minha casa!

Agora quero saber como é a decoração de vocês. Tem árvore em casa? Talvez um presépio, afinal este é o verdadeiro motivo do NATAL! Comentem aqui, vamos trocar figurinhas!

Atualizações do Instagram

Topo