terça-feira, 14 de novembro de 2017

10 Músicas nacionais com letra para refletir

Feriado vem aí, dia para descansar e curtir boas energias (porque no meio da semana não vai dar para aprontar muito). E hoje eu trouxe uma proposta igual (porém diferente)! Vamos OUVIR músicas!

Como hoje tudo é muito visual, tanto as redes sociais quanto o youtube (embora sejam de grande utilidade em alguns perrengues da vida) nos tiram a atenção para certos detalhes: músicas por exemplo. Ficamos tão vidrados com imagens e efeitos visuais que esquecemos de prestar atenção ao que a música diz.

Adoro música que desperta sentimento, gera informação e provoca reflexão, que te faz parar e pensar sobre algum aspecto relevante, daquele tipo que você ouve e pensa: Cara, é isso!!!! Este é o conceito!

Pensando nisso selecionei algumas letras (de estilos bem distintos). Considero que elas merecem uma atenção especial. Intencionalmente, não vou colocar o vídeo. O áudio sozinho é justamente para te fazer OUVIR e prestar atenção na mensagem. Escolhe um momento em que você vai pode realmente prestar atenção. Aumenta o som e vem comigo!


HOJE ELA SÓ QUER PAZ - PROJOTA

Gosto muito dessa letra. Fala sobre a personalidade de uma mulher autêntica, sobre seus valores, o que pensa sobre a vida e o quanto ela é especial, única e incomparável. Quando prestei atenção na letra pela primeira vez, gostei tanto que ouvi umas 48 vezes até decorar. Simplesmente amo!


É O PODER - KAROL CONKA

As letras da Karol nunca são mais ou menos, sempre vem como pancada no cérebro. Ela escolhe o assunto e esfrega na sua cara sem meio termo, sempre chega chegando! Essa música fala de empoderamento e auto-confiança. É sobre SER e SE SENTIR CAPAZ, conhecer seu valor, de realizar as coisas, não ter medo de nada, nem ninguém.



TREM BALA - ANA VILELA

Esta é clássica, né! Mas ainda não me cansei e ainda posso ouvir mais duzentas vezes sem enjoar. Acho que embora tenha muita gente que já decorou a letra, colocar tudo em prática é difícil. Então ouve mais uma vez e usa isso para a vida, meu amor! E de bônus, pra quem ainda não viu, a Ana Vilela fez uma versão especial para o Dia das Mães, que você confere AQUI.


ELES SE AMAM - VOCAL LIVRE

Vocal livre: um grupo de vozes maravilhosas. Se você já tem um amor para chamar de seu, ouça essa música e suspire feliz! Se ainda não achou sua cara metade, ouça também para renovar a esperança de encontrar a tampa da sua panela. O clip é tão lindo, que DEPOIS que você ouvir a letra pode assistir o vídeo no Youtube (esse tá liberado, mas só depois de prestar atenção na beleza da melodia). É tão fofo, que já vou deixar o link do vídeo AQUI.


EU SÓ PEÇO A DEUS - MERCEDES SOSA

Esta música é muito antiga e nunca se fez tão atual quanto hoje. Possui uma letra profunda e carregada de sentimento. É quase um hino para refletir sobre a vida, paz, amor e respeito ao próximo. Nesta versão interpretada por Mercedes Sosa (famosa cantora argentina, já falecida) e Beth Carvalho; ao final tem uma mensagem de Gandhi igualmente maravilhosa - preste atenção e depois me diz se não te faz refletir sobre a vida.


MAIS UMA VEZ - RENATO RUSSO

A poesia de Renato Russo é indiscutível. Essa música é mais velha que andar pra frente e já foi gravada por vários nomes da música brasileira. Sua letra traz uma mensagem positiva, fala de esperança, de buscar objetivos e acreditar... e ainda tem uma melodia tranquila e relaxante.


AMOR PRA RECOMEÇAR - FREJAT

Quando cantada é música; quando lida é oração! Essa letra é maravilhosa e tão completa que fica difícil comentar: traz uma mensagem profunda e verdadeira. Merece uma boa reflexão.


PRA SER FELIZ - DANIEL

Gosto muito de sertanejo, embora não seja fã do Daniel (do tipo que carrega as músicas no carro e tem DVD em casa) - mas essa música em particular me chamou atenção. Tem uma letra que traz reflexão sobre as nossas REAIS necessidades; sobre essa busca constante por sempre desejar mais, sobre o TER acima do SER. Foi lançada em 2011, mas só fui descobrir há pouco tempo, por acaso.


PACIÊNCIA - LENINE

Ta aí uma coisa que precisamos cada dia mais: paciência. Sempre que ouço essa música, Lenine consegue me trazer um pouco disso (que está valendo ouro hoje em dia). Muitos problemas, conflitos e discussões poderiam ter um desfecho diferente se as pessoas tivesse mais paciência. Tento exercitar isso (e confesso que é bem difícil, não vou mentir), mas é sempre bom reforçar: mais amor ao falar, mais paciência ao ouvir...

Depois de ouvir essa linda música, por favor, veja esse vídeo AQUI com a versão do Padre Fábio de Melo, que antes de cantar faz uma descrição perfeita sobre a importância da paciência.


ERA UMA VEZ - KELL SMITH

Outra descoberta recente: indicação da mig's Marina Figueiredo, do blog Made in Gold - Obrigada! A letra tem sabor de infância, te faz reviver as recordações daquele tempo onde as principais preocupações eram brincar, estudar e ser feliz; e resume muito bem a vida e o quanto "a gente quer crescer e quando cresce quer voltar do início".

E no fim, tudo se resume a isso, não é mesmo?!  A gente sempre busca algo, mas sempre tem saudade de algo que passou. A vida é assim: um futuro de oportunidades, num coração cheio de saudades! Nossa, agora eu gasteeei, kkkk...

E aí, gostaram das sugestões? Tem alguma dica para acrescentar? Comenta aqui e vamos aumentar essa lista! Até a próxima...

Atualizações do Instagram

Topo