sexta-feira, 27 de outubro de 2017

8 Auto-chamegos para fazer em novembro


Novembro vem aí, todo mundo na vibe de resoluções para o ano novo.

Fica aquela sensação de que muita coisa boa vem chegando: já é quase Verão, quase férias escolares, quase Natal, quase Ano-Novo, quase Carnaval... Começamos com aquele clima gostoso de fim de ano, de programar onde vai ser a virada e já sentir uma pontada de felicidade no peito pensando no carnaval.

No meio de tanta expectativa, que tal parar e dar uma relaxada? Se fazer um carinho, um mimo, um chamego. Vem comigo ver algumas ideias para fazer um afago no corpo e na alma.

HIDRATE-SE

Uma regra que apesar de simples é uma das mais importantes. Eu sempre tive dificuldade em tomar a quantidade necessária de água por dia e quando consegui fazer isso, pude notar quanta diferença faz. O corpo humano é composto por 70% de água. Ingerir água na quantidade diária correta ajuda em inúmeras funções do organismo e interfere na saúde e bem estar:

- Ajuda a regular a temperatura corporal
- Melhora o funcionamento do intestino
- Auxilia na hidratação de cabelos, olhos e unhas
- É essencial para o bom funcionamento dos rins
- Aumenta o volume de sangue e favorece para que os nutrientes sejam bem distribuídos
- Elimina toxinas
- Evita a desidratação
- Beneficia o tônus, textura e elasticidade da pele
- Combate a celulite
- Auxilia no emagrecimento

Com tantos benefícios, é impossível não concordar que água é saúde. Se ame mais, beba mais água!

FAÇA PLANOS

Já dizia a frase "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve." Às vezes nos sentimos desanimados e não sabemos porquê. Uma das alternativas pode ser a falta de objetivos; aquela rotina de acordar e fazer sempre as mesmas atividades, percorrer os mesmos caminhos, ver as mesmas pessoas e terminar o dia sem a sensação de dever cumprido, de estar realizado e não ter um objetivo para alcançar no futuro.

Viver sempre preocupado com objetivos é uma porta para o adoecimento, mas por outro lado, viver sem metas para a vida é assinar um cheque em branco e deixar o destino decidir o que fazer com esse passe-livre.

Fazer planos é produtivo e saudável, pois assim você pode direcionar seus atos e facilitar a conquista de um objetivo. Quando você almeja algo, consegue tomar decisões com mais clareza, fazer escolhas e tomar decisões com base no que você quer alcançar.

Então pegue caneta e papel e comece a traçar planos. O que você sonha, o que você quer? Pode ser uma roupa ou um carro, uma viagem ou um curso. Depois pesquise quanto custa seu sonho e comece a pensar o que você pode fazer hoje, para estar um passo mais perto do sonho amanhã. Mas atenção, não se prenda à questão do tempo que levará para concretizar, mas foque na satisfação que irá proporcionar e o quão é significativo para você.

Não existe sonho bobo, boeira é não sonhar! É clichê, mas faz sentido.

RABISQUE

A cada dia se digita mais e se escreve menos. Tenho amigos que me dizem "já nem sei como é a minha letra" - pois o máximo que fazem é assinar o próprio nome. Pegue papel, caneta e rabisque... Escreva uma carta para alguém e coloque no correio, escreva pensamentos, desenhe, crie imagens, crie livremente; use suas mãos para algo que não seja apenas digitar em redes sociais!

Eu vou confessar uma coisa: quando lançaram os livros de colorir eu achei meio idiota e pensei como aquilo poderia interessar aos adultos e trazer algum benefício... e num é que eu quebrei a cara?! Em uma das minhas compras pela internet, resolvi dar uma chance a esses livros e comprei um de Mandalas. Agora sempre que estou ansiosa ou estressada eu pego minha caixa de lápis de cor e me distraio com o livro, a ponto de perder a hora. Enquanto as cores brotam no papel, os pensamentos voam e vou pensando... refletindo... quando vejo, ja relaxei!

MASSAGEM RELAXANTE

Não foi à toa que escolhi estas imagens.Quando falamos em massagem, a primeira coisa que vem à mente é uma pessoa deitada em uma maca e outra massageando as costas com óleos perfumados e pedras quentes. Se você tem a possibilidade de pagar por isso, ótimo! Mas quem disse que esse é o único jeito de ganhar uma boa massagem? Com a automassagem é possível conseguir relaxamento e alívio do stress diário.

Automassagem é uma prática milenar da medicina chinesa tradicional, ajuda a diminuir a tensão, dores musculares e pode até aliviar dores de cabeça. Com a ajuda de uma garrafinha de água, um tubo PVC, uma bolinha ou apenas usando as próprias mãos se pode fazer esse chamego. Para ver algumas dicas confira alguns GIFs AQUI, veja um slide show clicando nessa matéria AQUI e mais algumas sugestões em texto AQUI. Além disso, você pode pesquisar no google sobre "Massagem Do In" - Auto massagem chinesa que consiste em pressionar pontos estratégicos no corpo para aliviar diversos tipos de dores e incômodos.

MEDITAÇÃO

Acreditem, pode parecer super mega ultra difícil, mas não é. Claro que ninguém acorda um belo dia, senta em silêncio e já faz uma meditação digna de um zen budista, mas existem aplicativos de celular que ajudam muito nessa tarefa.

A meditação promove o relaxamento do corpo e da mente. Alguns minutos de meditação diária podem ajudar a reduzir significativamente o stress e os níveis de ansiedade e com isso podem auxiliar nos distúrbios do sono e insônia. 

A nível físico ajuda a abaixar a pressão arterial, reduz o risco de doenças cardiovasculares e colabora no tratamento da hiperatividade.

Desde que comecei a praticar a meditação, notei que consigo me controlar melhor em situações de stress e quando eu fico negligente e começo a deixar de fazer, percebo a diferença e a falta que faz. Para entender as regras básicas eu utilizei o aplicativo MEDITARE seguindo a meditação guiada e ouvindo todas as instruções para saber como deveria proceder, mas depois eu passei a usar o MEDITE.SE que possui uma sequência de aulas e ajuda muito no desenvolvimento da meditação, pois cada etapa foca em um aspecto da meditação (postura, respiração, ruídos externos, aliviar pensamentos, etc...). Acho que vale muito a pena baixar os aplicativos e pelo menos tentar!

SERVIÇO VOLUNTÁRIO

Acredito que essa iniciativa está cada dia mais forte e latente na sociedade. Se você pensar em como eram as coisas há algum tempo atrás, falava-se pouco ou quase nada sobre o voluntariado. Esse tipo de ação era comum em pessoas de nível social mais elevado, mas hoje o conceito mudou.

Existem inúmeras formas de ajudar: com recursos financeiros ou humanos, seja com doação de objetos ou palavras. Ninguém é tão rico que não possa receber ajuda e nem tão pobre que não possa auxiliar o próximo.

Vemos na televisão muitos exemplos de como ajudar e a internet também está cheia de sugestões.

- Você pode fazer visitas à asilos ou orfanatos, doando tempo e afeto;
- Se julgar que não dispõe de tempo, pode doar um valor mensal para o Médicos sem Fronteiras;
- Por um valor mensal, pode escolher uma criança para apadrinhar pelo projeto Visão Mundial e trocar cartinhas de incentivo;
- Pode ajudar uma pessoa necessitada no seu bairro;
- Pode levar uma palavra de carinho aos doentes nos hospitais;
- Fazer visitas à orfanatos e levar alegria às crianças;
- Doar cestas básicas, roupas ou brinquedos;
- Pesquisar na internet as instituições perto de você que executam trabalhos voluntários ou criar um projeto.

Mas você pode estar se pergutundando. Como isso é um Auto-chamego? Ajudar o próximo é um ato de amor e se você pensa que vai fazer para O OUTRO, está enganado. Quem mais se beneficia é quem pratica a ação. A sensação é maravilhosa, o coração transborda. Você vai ver como pode mudar o dia de alguém com uma atitude positiva e como algumas pessoas precisam de tão pouco para ser feliz; além disso o exemplo incentiva as pessoas ao redor e essa corrente do bem só aumenta.


OUÇA MÚSICA
Foto: Multishow/Globo      Apostolovic - Shutterstock

Monte uma playlist com as músicas que você gostava na adolescência, coloque os fones de ouvido e seja feliz!

Se você não quer baixar nenhum aplicativo, existem sites com playlists por gênero ou situações; eu gosto muito do site OUVIR MÚSICA.

ENCONTRE OS AMIGOS

Sabe aquela amizade linda, de velhos tempos, que você sente saudade e sempre pretende reencontrar mas nunca acha tempo? Faça isso...

Ligue para seu amigo(a) e marque um encontro. Pode ser para um almoço, um café ou um sorvete. Às vezes poucos minutos podem render muitas risadas. 

Pensa comigo: você almoça todos os dias (ou quase todos); que tal chamar a pessoa para encontrar num restaurante?! Além disso, observe quanto tempo você passa sentado com celular na mão, verificando redes sociais (já existe aplicativo para medir o uso do celular, como o QualityTime, que inclusive tem despertador com alerta de uso). Você vai perceber que esse tempo seria suficiente para dar atenção à um amigo dos velhos tempos - com uma conversa AO VIVO, como nos velhos tempos!


Então é isso, espero que tenham gostado das sugestões. Escolham uma ou mais atividades e voltem para contar o que acharam. Até mais!

Atualizações do Instagram

Topo