terça-feira, 5 de setembro de 2017

Ahhh... O Mercado Central


Feche os olhos (mentira, não feche senão como vai ler, né!!! - mas mentalize)...

Entre e já sinta aquele cheirinho bom de café, escute um burburinho suave de muitas pessoas felizes conversando animadamente, é quase poesia... Observe as flores, temperos, rendas, petiscos, ervas, adornos, ouça um bater de copos (é um brinde), agora repare em uma boa gargalhada e sinta toda a energia deste lugar. Bem vindo ao Mercado Central...



Para algumas pessoas, pode parecer figurinha repetida falar do Mercado, mas é impressionante a quantidade de pessoas que eu conheço que não conhecem esse patrimônio. Inaugurado em 7 de setembro de 1929 (vamos cantar parabéns porque o niver ta chegando), possui mais de 400 lojas, distribuídas em 14.000m² de muito charme.



Neste lugar você encontra de tudo e não falo somente de produtos à venda, mas de uma infinidade de cores, sabores, texturas, pessoas de todos os tipos e uma sinergia impressionante. Se eu fosse citar tudo que se pode encontrar ali, ficaria dias tentando listar e, com certeza, não lembraria de tudo.

Só para ter uma ideia, fiz alguns registros do que meus olhos captaram nessa visita (entre uma comprinha e outra) e saibam que estas imagens são apenas uma pequena amostra de tudo que se pode encontrar lá. Vale muito a pena conhecer.


                                                  O charme dessas canequinhas da vovó...



...e estas peças que, simplesmente, da vontade de levar T-O-D-A-S para casa!



Aqui também se encontra muita religiosidade e um artesanato peculiar. 



Quer uma boa dica de lembrancinha? Imã de Geladeira!!! Ocupa pouco espaço na sua mala e faz sucesso. Eu tenho uma coleção e sempre que conheço um lugar novo, compro algum bem característico da região.



Aqui você pode escolher entre flores naturais ou artificiais. Estas da foto são todas de mentirinha, mas são muito bem feitas.



Decoração, tem para todos os gostos!



Temperos, queijos, doces.... Isto é Minas Gerais!



Bordados, artesanato, tramas: diferentes técnicas e estilos, sempre com carinho em cada peça.




Outro bom presente para os amantes da branquinha: Cachaças de variados tipos e sabores... Se a gente não "segurar o pé" só a degustação já faz as pernas ficarem bambas!




Quando eu digo que aqui tem de tudo, é TUDO mesmo!



Barzinhos charmosos espalhados por todos os lados. Tem aqueles pra aproveitar em pé mesmo e bater papo na beirada do balcão, mas tem também os mais tradicionais com mesas.



Precisa de alguma coisa para sua cozinha? Acredite, aqui vai ter...



Algumas coisas inigualáveis que só o Mercado tem (com aquele jeitinho mineiro espetacular): temperos maravilhosos, queijos de todos os tipos, artesanato maravilhoso, aquela cerveja estupidamente gelada, uma porção de fígado com jiló que não existe igual e mais uma infinidade "de um tudo".

Sempre que posso, visito o Mercado e nunca consegui sair sem algumas sacolas e muitos sorrisos. Acho que o Mercado recarrega as energias e desperta os sentidos de uma forma que me deixa feliz!

Já contei sobre minha paixão pelo Mercado e agora quero saber de vocês. Também sente essa vibração? Seu coraçãozinho bate por alguma coisa especial lá dentro? Conta aqui nos comentários COMO O MERCADO CENTRAL CONQUISTA VOCÊ? E para quem ainda não foi, por favor façam uma visita e voltem pra contar o que acharam. Bjs!




Atualizações do Instagram

Topo